Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Jacuí baixa e pode inviabilizar travessia de balsa entre a Moron e Praia Nova

Balsa está desde segunda-feira (8) em Cachoeira do Sul. Foto: Divulgação.

Mais transtornos com a interrupção da Ponte do Fandango em Cachoeira do Sul. A previsão de que a Balsa Deus do Jacuí entre em operação nesta quinta-feira (11) para realizar a travessia entre a Rua Moron e Praia Nova está na iminência de não se concretizar.

O motivo é o nível do Rio Jacuí que está cada vez mais baixo e no momento impede o funcionamento da balsa, que corre o risco de encalhar. Uma alternativa que ganha força é a previsão do Dnit de liberar a passagem de veículos leves pela Ponte do Fandango nesta sexta-feira (12). No local, o Dnit constrói dois pilares para sustentação da base que apresenta rachaduras no acesso ao vão principal.

Apesar desta situação, a Secretaria de Obras continua na construção do atracadouro na Praia Nova para embarque e desembarque de veículos. “Estamos com um cronograma de utilizar uma grande quantidade de pedras para dar sustentação para entrada e saída de veículos”, disse o secretário Luciano Lara, acrescentando que na região da Praia Nova o Jacuí está com baixa profundidade. “Trata-se de um dor de cabeça que independe de nós”, afirmou.

No entanto, Lara destacou que já contatou uma empresa que extrai areia no Rio Jacuí para dragar a área de travessia da balsa. “Esta possibilidade existe e até sem custo, no entanto, dependemos de autorização da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam)”, salientou.

ATENÇÃO

À tarde deverá ocorrer uma definição sobre o funcionamento ou não da Balsa Deusa do Jacuí, segundo o secretário de Obras.

 

Sair da versão mobile