Crédito: Pedro Hamann/Irga
O Instituto Rio Grandense do Arroz promoveu, na manhã desta quarta-feira, capacitação para aguadores de Cachoeira do Sul, região Central do Estado. O evento ocorreu na propriedade do produtor Geraldo Vargas, na localidade de Cordilheira. O curso contou com a participação de 24 pessoas, sendo em sua maioria trabalhadores das lavouras de arroz, responsáveis pela irrigação, além de também produtores e técnicos.
As equipes do Irga da Região Central montaram um evento dinâmico em que foi discutido diversos temas relacionados à irrigação das lavouras, principalmente quanto à locação e construção de taipas, inclusive com a elaboração, a partir da contribuição dos presentes, de uma lista com dez pontos fundamentais para a construção de taipas de qualidade e para o sucesso da irrigação.
O servidor Enio Alves Coelho Filho, do 27° Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural de Candelária, considera que o evento atingiu plenamente os seus objetivos. “Organizamos e realizamos o evento com o foco em demonstrar a importância do processo de irrigação, principalmente quanto à construção de taipas, para que tenhamos uma lavoura mais uniforme, produtiva, com maior qualidade de grãos e menor infestação de plantas daninhas nas taipas. Para isso, foi fundamental a participação de quem realmente faz a lavoura acontecer, os trabalhadores responsáveis pela irrigação e construção das taipas. A partir das opiniões deles pudemos debater e orientar, encontrando meios para ajudar a melhorar esse processo nas lavouras”, afirma.