Irga promove o 13º Seminário do Arroz Irrigado na 21ª Fenarroz

Por 14 de outubro de 2021

Engenheira agrônoma Mara Grohs está entre os palestrantes do Seminário do Irga e falará sobre a qualidade da água na produção do arroz. Foto: Divulgação Irga

 

 

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove nesta quinta-feira (14) o 13º Seminário do Arroz Irrigado, em mais uma etapa da programação técnica da 21ª Fenarroz – Multifeira Internacional, evento que se estende até domingo (17) no Parque de Exposições de Cachoeira do Sul. A abertura do evento está agendada para as 9h e as atividades se estendem durante todo o dia no Auditório Ito Zimmer.

A primeira palestra é do engenheiro agrônomo Pedro Trevisan Hamann, coordenador regional do Irga e vice-presidente de Orizicultura da 21ª Fenarroz. Ele vai apresentar os resultados da Safra 2020/2021 e perspectivas futuras, tanto no âmbito produtivo quanto de mercado.

QUALIDADE DA ÁGUA

A engenheira agrônoma Mara Grohs, doutora e pesquisadora do Irga, irá discorrer durante o seminário sobre a qualidade da água na produção do arroz. Os aspectos ambientais que envolvem o uso dos recursos hídricos nos sistemas produtivos também entram na pauta da palestra.

A antecipação da irrigação na produção do arroz também entra em pauta no seminário. O palestrante é o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira, extensionista do Irga.

TERRAS BAIXAS

O cultivo de soja em terras baixas e o manejo para alta produtividade e estabilidade nesse tipo de cultivo será o tema abordado pelo engenheiro agrônomo Ricardo Tatsch. A rotação do arroz com a soja em áreas de várzea é vista como alternativa de renda e de equilíbrio comercial e produtivo para o setor.

A extensionista Glaciele Valente, engenheira agrônoma do Irga, vai palestrar sobre coberturas de outono/inverno em terras baixas.

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO

Por fim, a consultora técnica em Agrometeorologia do Irga, Jossana Cera, encerra o 13º Seminário do Arroz Irrigado com o prognóstico climático para a safra 2021/2022.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA DA 21ª FENARROZ:

14 de outubro – Quinta-feira

9h – Abertura – 13° Seminário do Arroz Irrigado – IRGA

9h30 – Resultados da Safra 2020/21 e Perspectivas

Eng. Agr. Pedro Hamann – Coordenador Regional IRGA

10h – Aspectos ambientais e qualidade da água na produção de Arroz

Eng. Agr. Dra. Mara Grohs – Pesquisadora IRGA

11h – Antecipação da Irrigação em Arroz

Eng. Agr. Msc. Luiz Fernando Siqueira – Extensionista IRGA

14h – Soja em terras baixas: Manejo para alta produtividade e estabilidade

Eng. Agr. Msc. Ricardo Tatsch – Extensionista IRGA

15h – Coberturas de Outono/Inverno em Terras Baixas

Eng. Agr. Glaciele Valente – Extensionista IRGA

16h – Prognóstico Climático para a Safra 2021/22

Jossana Cera – IRGA