Uma reunião marcou mais uma etapa na discussão sobre o projeto que tem como objetivo estimar o balanço das emissões de gases de efeito estufa em sistemas de produção de arroz irrigado, que será desenvolvido em uma parceria entre o Instituto Rio-Grande do Arroz (Irga) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi RS).
Inicialmente, a PhD Mara Grohs, pesquisadora da autarquia, discorreu sobre a temática, apresentando dados sobre o potencial de redução de emissão de gases de efeito estufa no atual sistema produtivo da lavoura arrozeira do RS. Na segunda parte, o Dr. Jackson Brilhante, engenheiro florestal da Seapi RS, apresentou um questionário que será aplicado aos produtores de arroz pelos extensionistas do Irga.
Estavam presentes servidores do Irga das seis regionais arrozeiras, pesquisadores, consultores técnicos, diretoria e integrantes da área técnica da Seapi RS, para debater a implementação do questionário. Esse tipo de ação, reunindo os principais atores envolvidos, é considerada importante para a construção de um projeto ainda mais robusto, facilitando sua execução e de potencializando seu impacto para a sustentabilidade da lavoura orizícola do Estado.
No próximo dia 28, a emissão de gases de efeito estufa na produção de arroz irrigado do RS será tema de palestras técnicas realizadas na Casa do Irga, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 46ª Expointer. O evento será aberto ao público.