Crédito: Igor Garcia
O Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) promoveu a entrega do Selo Ambiental da Safra 2021/2022 durante o 14° Seminário do Arroz Irrigado do Irga na 22ª Fenarroz, que termina no próximo domingo. O empreendimento Estância do Chalé, de Cachoeira do Sul, recebeu o selo por estar trabalhando com boas práticas de produção de arroz irrigado.
O objetivo da distinção é reconhecer os orizicultores cujos manejos da lavoura e da propriedade rural estejam em conformidade com a legislação ambiental e que desenvolvam ações para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos na atividade agrícola. Também são objetivos do selo: promover a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de arroz irrigado; desencadear o processo de certificação e rastreabilidade; garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado; melhorar a gestão da propriedade rural, reduzir custos agregados ao processo produtivo e contribuir para agregação de valor ao produto; incentivar a produção de arroz dentro dos princípios da segurança do alimento.
O Selo Ambiental poderá ser usado nas embalagens do produto, nas notas fiscais emitidas e nas correspondências do produtor ou empresa agrícola durante o período de comercialização da produção da safra correspondente a concessão do certificado. O beneficiado pelo Selo Ambiental poderá ainda expor na sua propriedade uma placa indicativa relativa ao Selo Ambiental. O certificado foi entregue pelo presidente do Irga, Rodrigo Machado, durante o Seminário do Arroz Irrigado, realizado no auditório Ito Zimmer no Ginásio da Fenarroz.
“O Irga desenvolveu o Selo Ambiental para reconhecer as práticas sustentáveis na cadeia do arroz. A relação de empreendimentos agraciados no Rio Grande do Sul tem aumentado ano a ano, o que revela uma maior conscientização por parte dos produtores em relação ao meio ambiente. Temos que reconhecer esse esforço por parte dos orizicultores. Aproveitamos a Fenarroz para fazer a entrega a este importante empreendimento de Cachoeira do Sul” – presidente do Irga, Rodrigo Machado
O produtor Rodrigo de Moura Silveira representou a equipe da Estância do Chalé recebendo o selo.