Crédito: Irga
O Instituto Rio Grandense do Arroz formalizou as entregas do Plano de Ação Emergencial (PAE) da Barragem do Capané, localizada no município de Cachoeira do Sul e de propriedade do Instituto. O PAE faz parte do Plano de Segurança, que também foi entregue no formato digital.
O diretor comercial do Irga, João Batista Gomes, e o coordenador regional Pedro Hamann, que também é coordenador do plano, entregaram os documentos para entidades relacionadas à barragem: Departamento de Recursos Hídricos, Associação dos Usuários do Capané, Coordenadorias de Defesa Civil e Prefeituras da região.
Na ocasião da entrega do PAE para a Associação de Usuários, em reunião na própria barragem, houve a visita do diretor do Departamento de Recursos Hídricos, Ivo Lessa, acompanhado de dois técnicos do órgão, a fim de conhecer detalhes sobre a obra emergencial.
Conforme a Lei nº 12.334/2010, alterada pela Lei nº 14.066/2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, o PAE estabelece as ações a serem executadas pelo empreendedor da barragem em caso de situação de emergência, bem como identifica os agentes a serem notificados quando dessas ocorrências. O plano é obrigatório para barragens que possuam Dano Potencial Associado Médio ou Alto.
O PAE, coordenado e implementado pelo Irga, foi elaborado pela empresa contratada Nova Engevix, e contou com o apoio no trabalho de levantamento de campo realizado pela Defesa Civil Municipal. Os próximos passos para a implantação serão a colocação das placas de sinalização na região e do sistema de alerta sonoro, além dos treinamentos específicos para a comunidade.