O Instituto Rio Grandense do Arroz formalizou as entregas de equipamentos em cerimônia durante Dia de Campo Estadual do Irga na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, nesta quinta-feira. Foram entregues dez tratores e sete colheitadeiras, os equipamentos totalizam investimento de R$ 5,43 milhões.
As colheitadeiras da marca Yanmar, modelo YH880, serão destinados às estações de pesquisa de Cachoeirinha, Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Santa Vitória do Palmar, Camaquã e Palmares. Já os tratores de 75cv 4×4, marca Solis/Yanmar e modelos SW 75, serão destinados para os seguintes locais: Estação Experimental do Arroz Cachoeirinha(6) e para as Estações Regionais de Pesquisa, Uruguaiana(01), Santa Vitória do Palmar(1), Cachoeira do Sul(1) e Camaquã(1).
Durante a entrega o presidente do Irga, Rodrigo Machado falou sobre a importância do momento.
“Em que outra parte do mundo existe um instituto como o nosso? Conversamos com diversos pesquisadores de diferentes regiões e países, e todos eles gostariam de ter o Irga. Por maiores que sejam as dificuldades e os desafios, o Irga entrega pesquisa e resultados significativos há 82 anos”, afirmou o presidente.
Rodrigo Machado também falou sobre a importância da valorização dos servidores da autarquia.
“Agradeço muito o empenho do governador Eduardo Leite com as questões delicadas e importantes referentes ao Irga, aos nossos conselheiros, companheiros de luta e a cada servidor por todo esforço, luta, comprometimento e responsabilidade em seus trabalhos, o reflexo do que vocês fazem se dá nas lavouras e no dia a dia dos nossos produtores”, salientou Machado.
Para diretora técnica do Irga, as aquisições facilitarão processos.
“As colheitadeiras foram escolhidas pensando em nossas necessidades de pesquisa. Colher os experimentos é um gargalo para a implantação dos experimentos e o uso das colhedoras facilitaram essa atividades nas estações do Irga”, disse Flávia.
Diversos servidores da autarquia, produtores e autoridades acompanharam o ato de entrega dos implementos, entre elas: Bolívar Gomes, assessor da subchefia da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Márcio Madalena, secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, José Wilhelm, deputado estadual e o Delegado João Paulo, vice-prefeito de Cachoeirinha.