O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) comunicou à Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (26) que o nível da Barragem do Capané chegou a 7,75 metros. Por esse motivo, o nível de segurança da barragem estava migrando de “atenção” para “alerta”. A orientação técnica é que a Barragem do Capané trabalhe com um limite de 7 metros, apesar de sua taipa atingir 14 metros.
A notificação, assinada pelo coordenador do Plano de Ação Emergencial (PAE) da Barragem do Capané, Ênio Alves Coelho Filho, e pelo engenheiro civil do Irga, Décio Collatto, foi o ponto de partida para que a Defesa Civil acionasse os órgãos diretamente ligados ao salvamento e atendimento dos moradores. Todos os pontos do Plano de Contingência e do Plano de Ação Emergencial da barragem foram relembrados.
Reunir as entidades e revisar os itens dos planos é uma prática comum em situações como esta. “Todos precisam estar cientes da emissão deste alerta. Quando técnicos anunciam que é preciso estar em alerta, o Poder Público não pode negligenciar essa informação”, destacou o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.
A situação de emergência decorrente de um possível rompimento poderá causar danos humanos e ambientais, além de prejuízos econômicos públicos e privados no Município.
Importante
A Defesa Civil de Cachoeira do Sul isolou um trecho da Rua Dona Hermínia nesta quinta-feira devido a um deslizamento de terra. Além disso, a equipe preparou o pavilhão da localidade de Posto Schell/Piquiri para receber as famílias, caso as chuvas intensas atinjam as residências. Os moradores da localidade foram visitados e orientados sobre como devem proceder e a quem procurar, caso isso aconteça.