IPVA 2025 com desconto máximo pode ser pago até esta segunda

Por
IPVA 2025 com desconto máximo pode ser pago até esta segunda
ECONOMIA
30 de dezembro de 2024 - IPVA 2025: desconto máximo pode ser aproveitado pelos proprietários de veículos do RS somente até o fim do dia desta segunda-feira / Foto: Divulgação

Motoristas que desejam aproveitar o desconto máximo no pagamento antecipado do IPVA 2025 têm até o final desta segunda-feira (30) para realizar o pagamento. Quem efetuar a quitação até hoje terá direito a um abatimento de 6% no valor do imposto, além de escapar da atualização pela UPF/RS.

Somando os benefícios disponíveis, como o programa Bom Motorista, que oferece até 15% de desconto, e o Bom Cidadão, com reduções de até 5%, o desconto total pode alcançar expressivos 28,13%. A consulta dos valores e emissão de guias estão disponíveis no site do Detran-RS.

Descontos nos primeiros meses de 2025

Mesmo que o prazo final para o desconto máximo se encerre hoje, quem optar por antecipar o pagamento nos próximos meses ainda terá direito a vantagens. Confira as datas e os percentuais possíveis:

  • De 11 a 30 de dezembro: até 28,13%;
  • Até 31 de janeiro: até 24,80%;
  • Até 28 de fevereiro: até 22,40%;
  • Até 31 de março: até 20,80%.

Os descontos máximos consideram a soma da antecipação com os benefícios do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Como funcionam os programas de desconto do IPVA no RS

O Bom Cidadão, vinculado à Nota Fiscal Gaúcha, premia motoristas que solicitam CPF nas compras. Aqueles que acumularam 150 ou mais notas fiscais até 31 de outubro de 2024 podem obter 5% de desconto. Quem acumulou entre 100 e 149 notas garante 3%, e quem registrou entre 51 e 99, 1%.

Já o Bom Motorista aplica reduções de até 15%, dependendo do histórico de infrações. Quem não cometeu multas desde novembro de 2021 garante o desconto máximo. Já períodos menores, de um ou dois anos sem infrações, asseguram descontos de 10% e 5%, respectivamente.

Opções de parcelamento e prazo final do IPVA no RS

O IPVA também pode ser parcelado em até seis vezes, de janeiro a junho, sem juros. A primeira parcela vence em 31 de janeiro e pode ser paga em bancos credenciados ou via Pix. Além disso, descontos de 6%, 3% e 1% são aplicados às parcelas quitadas em janeiro, fevereiro e março.

Para quem preferir pagar o imposto em parcela única, o prazo final é 30 de abril de 2025. Neste ano, o calendário unificado elimina o escalonamento por número final da placa. Benefícios como os descontos do Bom Motorista e Bom Cidadão também se aplicam a esses casos.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS