IPE Saúde quer parceria com prefeitura para atender usuários

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IPE Saúde quer parceria com prefeitura para atender usuários
SAÚDE
17 de agosto de 2021 - e agora

 

Usuários do IPE Saúde de diferentes localidades do Estado passarão a contar com pontos de atendimento para auxílio no encaminhamento de demandas através de parcerias com prefeituras. Esta é a ideia lançada no início desta semana. Trata-se do Projeto Facilitadores que prevê parcerias onde os municípios interessados devem ceder servidores para o atendimento presencia, que está interrompido desde que iniciou a pandemia da covid-19. Bagé foi o primeiro município a oficializar a parceria. Em Cachoeira do Sul, por enquanto, não existe nenhuma informação sobre interesse da Prefeitura em firmar a parceria com o IPE Saúde.

O objetivo é que possam ser atendidos os casos de pessoas que têm dificuldades com questões digitais, para que realizem no ato o serviço com o facilitador ou, nas situações em que é preciso fazer análise de documentação, para que façam as digitalizações necessárias e encaminhem as solicitações por meio dos formulários digitais (que também podem ser preenchidos no próprio atendimento, de forma on-line).

O diretor de Relacionamento com Segurados, Paulo Ricardo Gnoatto, explica que se trata de um projeto de capacitação, suporte e acompanhamento. Os funcionários indicados pela prefeitura recebem o treinamento e suporte da equipe do IPE Saúde e, a partir disso, auxiliam os segurados a enviar as solicitações.

“Há segurados que não têm familiaridade com as ferramentas digitais. Desta forma, as pessoas podem receber orientações para suas demandas e, aos poucos, se sentirem mais seguras para conhecer estas soluções”, explica, destacando que mais de 80 mil atendimentos foram realizados diretamente pelo site do IPE Saúde, entre março de 2020 e junho de 2021.

As agências do interior do Estado atendiam de forma conjunta às demandas do antigo Ipergs que, com o projeto de especialização em 2018, foi separado em duas autarquias distintas: IPE Saúde e IPE Prev. Com a pandemia de coronavírus, o atendimento presencial foi suspenso em todas as unidades. Atualmente, a administração das agências remanescentes está sob responsabilidade do IPE Prev.

Para garantir o atendimento dos usuários mesmo nas fases mais restritivas da pandemia, o IPE Saúde criou o Atendimento Digital. Atualmente, todas as solicitações dos usuários podem ser encaminhadas diretamente pelo site. Os atendimentos do IPE Saúde em agências específicas serão permanentemente suspensos e passarão a ocorrer na nova modalidade de parcerias, a partir do Projeto Facilitadores.

Vale lembrar que serão prestados somente atendimentos ligados ao IPE Saúde, e os referentes ao IPE Prev devem ser solicitados em www.ipeprev.rs.gov.br.

Fonte: Raquel Schneider/Ascom IPE Saúde