Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Investir em ouro pode ser um bom investimento em 2023?

Macro view of the rows of gold bars

Você conhece aquelas histórias dos filmes em que muitas pessoas se reformam bem cedo e vivem de rendimento passivo? É precisamente isso que significa, em parte, investir em metais como o ouro.

A valorização do ouro tem sido grande ao longo dos últimos anos. Por isso, procurando um sistema de renda passiva, investir em metais pode ser algo que ao longo dos anos faça uma valoração do metal que você tem para poder vender mais tarde por um preço superior.

Como funciona uma renda passiva?

A designação de renda passiva é o fato de você poder ter algo em que esse algo possa ganhar valor ao longo dos meses ou anos, sem você ter que fazer nada para esse valor subir. Normalmente o valor acompanha os mercados, no caso dos metais vai depender daquilo que seja procurado, porque quanto mais procura mais comum se torna esse metal.

Existe uma diferença entre a renda passiva e o investimento, uma vez que quando você faz o investimento e depois recupera o seu dinheiro com um “extra” mais tarde, você acaba por ficar dependente da forma como o seu dinheiro é investido. No caso dos metais, apenas fica dependente das cotações do metal. Em plataformas como a easyMarkets pode seguir as notícias e prognósticos da evolução do preço do ouro neste momento.

Como é definido o preço do ouro no Brasil?

A unidade de medida do ouro é a grama, e ele é cotado no Brasil com vinculação aos cálculos de cotação de Nova Iorque e Londres, estando ainda fixada sua cotação ao dólar. O valor do oficial tem como fonte o Banco Central do Brasil, que é a entidade do nosso país responsável pela gestão deste preço no mercado.

O ouro é utilizado não só para ser guardado e valorizada mais tarde, mas também na confeção de moedas, acessórios de moda, joias, e outros artigos relacionados.

Vale a pena investir em ouro em 2023?

Depois de alguns meses em queda, a partir de novembro o ouro recuperou repentinamente a sua cotação, valorizando cerca de 10% nessa altura. Este é o melhor desempenho desde que a pandemia assolou o mundo, e é algo normal porque a pandemia já não está nos dias de hoje no centro de dia e já existe forma de mitigar todos esses problemas.

Mas não foi apenas o ouro a subir, outros metais preciosos acabaram também por subir, mesmo contra a inflação que existe em todo mundo e a instabilidade geopolítica que se vive em alguns países.

Mas será que essa subida veio para ficar? Acreditamos que sim, porque existem alguns precedentes interessantes em toda essa análise, nomeadamente a acumulação de reservas de ouro pelos Bancos Centrais de vários países, e também pelo desastre que algumas criptomoedas estão a ter, uma vez que alguns usuários consideram que a negociação deste tipo de moedas é uma alternativa a este mineral precioso.

Como a moeda Bitcoin, por exemplo, já perdeu mais de 75% das máximas de um ano atrás, juntando esse fator ao escândalo da FTX que defraudou vários investidores em criptomoedas, outros investidores estão se voltando para ativos físicos ao invés dos ativos digitais.

Como fazer um investimento “seguro”: que valor devo investir?

Como todos os investimentos, não sabemos o dia de amanhã e é preciso ter muito cuidado na hora de investir. O investimento seguro é aquele que permite a você não sofrer qualquer penalização pessoal ou falta de dinheiro se esse investimento não tiver o efeito que você pretende. O ideal é colocar de parte alguns reais por mês, ou investir apenas dinheiro que você não vai precisar, garantindo assim que se alguma coisa correr mal você tem sempre dinheiro para a despesa do seu dia-a-dia.

Entretanto, como acreditamos que o ouro é um metal precioso que você vai ter como mais valia no futuro, se correr bem, você pode investir de novo o metal que você comprou utilizando ainda o dinheiro que vai ter a mais.

Você tem ainda a opção de falar com uma pessoa experiente em investimentos, para que possa ser aconselhado sobre qual o melhor investimento para você, sabendo que independentemente da sua escolha você está nas mãos de um profissional experiente que sabe o que fazer nesses casos, e que tem soluções específicas para o nível de investimento que você quer fazer.

Sair da versão mobile