19.6 C
Cachoeira do Sul
sábado, 23 janeiro, 2021 - 07:14
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Interior sofre cada vez mais com a estiagem

Reservatórios, principalmente os açudes, estão ficando sem água, o que deixa as localidades do interior em estado de alerta / Foto: Milos SilveiraA chuva que caiu em Cachoeira do Sul na noite desta quarta-feira (25) não passou dos 15 mm, o que não foi insuficiente para a expectativa, principalmente, das famílias do interior, que se deparam a cada dia com menos volume de água nos açudes e lagoas.

A estiagem gera preocupação com possíveis perdas nas culturas de verão. Em algumas regiões do município, por exemplo, produtores rurais se preparam para replantar a soja. Outro setor afetado é da agricultura familiar, mas a seca também traz reflexos negativos na produção de leite e hortifrutigranjeiros.

ÁGUA POTÁVEL

Um levantamento da Secretada Municipal da Agricultura aponta 21 localidades do interior onde 51 famílias necessitam do abastecimento de água potável. A Prefeitura só tem um caminhão pipa para atender as comunidades. Paralelamente, a Prefeitura distribui cisternas para armazenamento da água da chuva na expectativa de amenizar a situação das comunidades em um projeto a longo prazo.

CHUVA

No entanto, conforme o Climatempo, existe possibilidade de chuva até domingo para a região, mas as temperaturas continuarão em elevação. Para esta quinta-feira (26), por exemplo, o Climatempo aponta 25 mm de chuva.

 

ATENÇÃO

De acordo com levantamento realizado pela Agrobeto, a chuva registrada na noite desta quarta-feira foi de:

– 11 mm na cidade de Cachoeira do Sul

– 10 mm na Charqueada

– 12 mm em Enforcados/Paredão

– 12 mm no Taboão

– 19 mm em Santa Bárbara

– 10 mm no Barro Vermelho

 

PARA O RESTANTE DA SEMANA

Já a previsão a partir de hoje (quinta-feira até domingo) é a seguinte:

– Hoje (quinta-feira) – 25 mm

– Sexta-feira (amanhã – dia 26) – 15 mm

– Sábado (27) – 18 mm

– Domingo (28) – 10 mm

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região