Produtores rurais de todas as regiões do interior de Cachoeira do Sul, cansados de enfrentar a precariedade das estradas, realizam na manhã desta terça-feira (23) um protesto. A organização está a cargo da União do Agro, que programou uma carreata pela área central da cidade culminando com um ato em frente da Prefeitura. Além disso, vão entregar à prefeita Angela Schuh a pauta de reivindicações do setor produtivo do município.
O clamor por melhores estradas ganhou corpo em 13 dias por meio da formação de um grupo pelas redes sociais. Surgiu, conforme o produtor rural, Luciano Araújo, pela situação dramática enfrentada pelo interior. “O quadro é caótico, porque nem nossas famílias, nossos empregados, enfim toda a cadeia produtiva, consegue, por exemplo, se deslocar à cidade”, salientou.
A mobilização também ganhou a simpatia de empresários dos mais variados segmentos de Cachoeira do Sul. A cada dia surge uma nova empresa aderindo à manifestação, por isto, é esperada uma grande carreata com automóveis, caminhões e maquinário agrícola.
PRODUTORES SÃO PARCEIROS
“Ao mesmo tempo que vamos reivindicar um cronograma de atendimento ao interior, vamos nos colocar à disposição da Prefeitura para ajudar no que for preciso”, observou Luciano Araújo, que juntamente com Fernando Cantareli, participou na manhã desta segunda-feira (22) do programa Cidade Aberta, da Rádio Fandango FM 102.5. “Aliás, a gente já colabora com máquinas, alimentação, pedras e maquinário, mas poderemos ter maior amplitude por meio de um projeto específico para o interior”, afirmou Fernando Cantarelli.
CONCENTRAÇÃO NA BR-153
A concentração da carreta acontecerá às 9h desta terça-feira (23) na BR-153 entre o Trevo do Horbach e o Posto Peteba. Após, haverá deslocamento pela Avenida Marcelo Gama, Rua Alarico Ribeiro, Avenida Brasil, Rua Júlio de Castilhos e Rua Saldanha Marinho até o Paço Municipal. No local, deverá acontecer um ato público.
INDIGNAÇÃO DO INTERIOR
“Essa manifestação surgiu no dia 11/7 e, em apenas 11 dias, ganhou todo esse vulto, graças a nossa indignação com as nossas estradas em estado calamitoso, que prejudica terrivelmente nossas crianças, nossos funcionários e nossas propriedades”, Luciano Araújo.
PAUTAS A SEREM DEBATIDAS COM A PREFEITA
- Cascalheiras:
- Identificação dos pontos a serem explorados (provisoriamente & perenes);
- Legalizações delas (ambientais e outros).
- Terceirização de serviços:
- Equipamentos para extração e logísticos;
- Quais empresas estão contratadas. Quais equipamentos de cada empresa;
- Onde estas empresas estão atuando. Solicitação de prestação de contas resumidos (cargas deslocadas, locais recuperados, km patrolados) de periodicidade quinzenal via App WhatsApp para os grupos regionais/central.
- Cronograma de recuperação de cada localidade:
- Cronograma de recuperação das pontes e pontilhões;
- Não interdição da Ponte do Fandango (levantamento de cota).
- Prestação de contas dos recursos do ITR.
Outro questionando: como/o que a Prefeitura espera dos produtores para auxiliar neste objetivo.
Fonte: União do Agro
Empresas parceiras dos produtores rurais, que dependem das estradas do interior de Cachoeira do Sul.
Tarumâ
Arrozeira Marina
Supertratores
Alvorada
Cotriba
3 Tentos
Agrofel
Silos Horbach
Itaimbé
Banco de Consórcios
EDS agro
Vasconcelos Agrícola
Afubra
Superagro
Jale Transportes
Hidráulica Cabrioli
RL AGRO
Cooparcentro
JL parafusos
JL agrícola
GGM Agrícola
Ref. Agroinsumos
AUE transportes
Casa dos Rolamentos
Líder
Olfar
ConnectFARM
Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Fita Azul
Cotrisul
Cultiva
Querodiesel
DP Aviação
RPL manutenção silos
Alimentos Treichel
Ind. Hertz
Kholer pneus
CELETRO
Imexsul
Piquete Cabanha Quinheca
Mallet Guinchos