O Instituto Votorantim, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), anunciou a lista dos 33 municípios selecionados através de chamada pública para receber o Programa de Valorização da Educação (PVE). Um deles é Encruzilhada do Sul.
Criada há 15 anos, a iniciativa contribui para acelerar de 30% a 45% os resultados do Ideb das localidades atendidas, se comparados a municípios semelhantes. A partir de novembro, as cidades receberão consultorias online e presencial com especialistas em gestão educacional, pedagógica, mobilização escolar e comunitária, acompanhamento que pode durar até quatro anos.
Os 33 municípios selecionados estão distribuídos por 14 estados: Acre (2), Amapá (1), Bahia (1), Ceará (3), Pará (2), Paraíba (2), Paraná (3), Pernambuco (3), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1), Rio Grande do Sul (5), Santa Catarina (1), São Paulo (3) e Tocantins (5). A seleção foi direcionada a cidades de até 100 mil habitantes que tenham resultados baixos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), e altas taxas de evasão escolar e de analfabetismo. Confira abaixo a lista com o nome de todos os municípios escolhidos.
Até 2022, o PVE já beneficiou mais de 150 municípios e cerca de 1,3 milhão de estudantes por todo país. Sua metodologia se apoia em um modelo replicável e adaptável a distintos contextos, que se desenvolve em dois eixos de atuação: 1) apoio à gestão para qualificar e fortalecer a oferta das políticas públicas locais visando o aprimoramento de práticas, processos e competências de gestores educacionais e escolares e 2) a mobilização social para qualificar a demanda das comunidades escolares e fortalecer a rede local para acompanhar e participar da educação do município.
O PVE não contempla repasse direto de recursos financeiros aos municípios, mas oferece formação e apoio para que os municípios acessem e utilizem da melhor forma os recursos federais e estaduais como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além de contribuir para que se apropriem do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é um centro de inteligência aplicada a temas socioambientais e tem como compromisso gerar impacto positivo para a sociedade. Criado em 2002, já executou mais de R$1,5 bilhão em iniciativas socioambientais realizadas em parcerias com as empresas investidas da Votorantim, alcançando mais de 10 milhões de pessoas.
Sobre o BNDES
Ao longo de seus 71 anos de história, o BNDES vem sendo o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do País. O BNDES também atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o País na transição justa para uma economia neutra em carbono. O Banco tem como propósito transformar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável.