Problemas com a internet impossibilitaram nesta semana a entrega de medicamentos na farmácia básica do SUS, relataram usuários / Foto: Milos Silveira/OC
A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul comunica que há dois dias vem enfrentando instabilidade em sua rede de internet que distribui o serviço a todas as unidades sanitárias. A situação foi formalizada junto à operadora Ávato Tecnologia, de Santa Cruz do Sul, empresa que venceu a licitação e colocou uma equipe em deslocamento a Cachoeira para vistoria da estrutura externa e identificação do problema.
Apenas dois postos da rede municipal de saúde, localizados nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das localidades do Piquiri e Ferreira, são abastecidos por operadora diferente, a CST Provedor de Internet, e não enfrentam dificuldades. A oscilação no sistema pode interferir na rotina de atendimentos em algumas unidades, uma vez que os procedimentos carecem de registro no SIMUS para cobertura pelo SUS.
FARMÁCIA DO SUS
Nesta semana, usuários relataram à Rádio Fandango que não conseguiram retirar medicamentos na farmácia básica do SUS, junto ao Hospital da Liga, porque o sistema informatizado do setor estava fora do ar.
O secretário da saúde Marcelo Figueiró solicitou prioridade na resolução por parte da prestadora, uma vez que a falha interfere no funcionamento de serviços essenciais.