O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta terça-feira (13) a notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos em seus benefícios. As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, com detalhes como o valor descontado e o nome da entidade responsável.
Cerca de 9 milhões de beneficiários receberão a notificação. O objetivo, segundo o órgão federal, é permitir que os segurados confirmem se autorizaram ou não os descontos feitos em folha.
A partir de quarta-feira (14), quem não reconhecer os descontos poderá informar diretamente pelo aplicativo e solicitar o reembolso dos valores. A devolução será feita para os prejuízos acumulados entre março de 2020 e março de 2025.
Como será o reembolso?
Ao declarar que não autorizou o desconto, o segurado não precisará apresentar documentos. O próprio sistema do INSS irá acionar a associação responsável, que terá 15 dias úteis para comprovar a regularidade ou devolver os valores. Caso não cumpra o prazo, a entidade poderá ser acionada judicialmente.
Fique atento: o INSS não entra em contato por telefone
O INSS reforça que não fará ligações, nem enviará mensagens por SMS, e-mail ou WhatsApp. Todo o processo será feito exclusivamente pelo Meu INSS. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode ligar para a central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para facilitar o recebimento da notificação, recomenda-se que o aplicativo esteja atualizado e com as notificações ativadas.
CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL