20.2 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 1 dezembro, 2020 - 08:39
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

INSS começa a testar perícia por telemedicina

INSS vem abolindo com cada vez mais intensidade os atendimentos presenciais em substituição por serviços remotos / Foto: EBC

O INSS começou a testar nessa terça-feira (3) uma nova modalidade de perícia: realizada por telemedicina, inteiramente pela internet. A experiência é um projeto-piloto e foi pensada para dar mais fluxo às filas de espera, principalmente aos de auxílio por incapacidade temporária de trabalho, que correspondem à grande maioria dos pedidos em espera para análise.

Por enquanto, essa modalidade será destinada a um grupo restrito de pessoas. Inicialmente, apenas empresas que demostraram interesse e se cadastraram no INSS é que poderão oferecer as perícias virtuais.

As análises dessa modalidade serão feitas nas dependências das próprias empresas cadastradas e se aplicam somente aos casos de incapacidade temporária do trabalho. Para as demais situações a prorrogação de auxílio por incapacidade temporária, a conversão do auxílio por incapacidade temporária em aposentadoria por incapacidade permanente ou auxílio-acidente e a elegibilidade para o serviço de reabilitação profissional continuarão sendo feitas presencialmente.

Quanto ao auxílio-incapacidade – o antigo auxílio doença, vai ter o pagamento antecipado para as solicitações feitas até o dia 30 de novembro desse ano, no valor de um salário mínimo. O pagamento será feito durante o prazo apontado no atestado médico, desde que ele não ultrapasse 60 dias de afastamento.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região