Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

INSS abre consulta de extrato de benefícios com correção

Consulta ao extrato do benefício pode ser feita pelos canais digitais do INSS, como o Meu INSS / Foto: GovBR

Consulta ao extrato do benefício pode ser feita pelos canais digitais do INSS, como o Meu INSS / Foto: GovBR

Os benefícios e auxílios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) relativos ao mês de janeiro já estão disponíveis para consulta a partir desta terça-feira, dia 23, através dos canais de atendimento do órgão. Os extratos agora incluem os reajustes correspondentes ao aumento do salário mínimo e à correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Conforme comunicado oficial divulgado pelo instituto, os créditos destinados aos beneficiários que recebem até um salário mínimo serão depositados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Cerca de 26 milhões de beneficiários terão seus pagamentos ajustados em 6,97%.

Aqueles que recebem valores superiores a R$ 1.412, que é o valor do piso nacional, terão seus pagamentos realizados a partir de 1º de fevereiro. Esse grupo, composto por um pouco mais de 13 milhões de pessoas, terá um aumento de 3,71%.

COMO FICAM OS REAJUSTES DO INSS PARA QUEM RECEBE ACIMA DO PISO

Para os segurados que recebem acima do piso e que começaram a receber benefícios em 2023, os valores serão reajustados de maneira proporcional ao mês de concessão. Esse ajuste pode variar de 0,55%, para aqueles que começaram a receber em dezembro, até o percentual total de 3,71%, para os beneficiários que iniciaram em janeiro de 2023.

A tabela de reajuste aplicável pode ser conferida na portaria do Ministério da Previdência Social. A visualização do extrato e a obtenção da data de pagamento podem ser realizadas tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS, quanto pela Central 135. O atendimento por telefone está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS CONTEÚDOS DE ECONOMIA

Confira a tabela de reajuste aplicável do INSS:

Sair da versão mobile