Insegurança até nos sanitários motiva indicações na Câmara

Por
Insegurança até nos sanitários motiva indicações na Câmara
POLÍTICA
27 de julho de 2024 - Crédito: Freepik

Em um único dias, uma leva de indicações protocoladas na Câmara de Vereadores teve a mesma motivação: insegurança à comunidade. Os contextos variam, indo desde falta de iluminação até problemas com faixas de pedestres nos arredores de educandários, passando por risco no uso de sanitários públicos na cidade.

Em uma das proposições, o vereador Magaiver Dias (PSDB) indicou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realize a manutenção e recuperação de “todas as portas de sanitários públicos do Município”. Na justificativa, o parlamentar considerou “a privacidade dos usuários dos sanitários públicos” e a “segurança do munícipe durante o uso do sanitário”.

Já em outra indicação de autoria do vereador tucano, destinada ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), o pedido foi por instalação das taxas refletivas (olho de gato) na Rodovia Taufik Germanos (VRS-809), na localidade da Ferreira. Dias destacou “o risco oferecido” em consequência de “motoristas que transitam pelo local à noite”.

Magaiver Dias / Crédito: Ass. Com.

Magaiver Dias / Crédito: Ass. Com.

O vereador também indicou ao Setor de Iluminação, da Secretaria Municipal de Obras, que realize a manutenção e a troca das lâmpadas queimadas na VRS-809, na localidade da Ferreira.

Para fechar, Dias indicou ainda, o 35º Batalhão de Polícia Militar, de Cachoeira do Sul, que mantenha em funcionamento o módulo da Brigada Militar na localidade da Vila Piquiri/Posto Schell.

A lista de indicações ainda contou com proposição – assinada por Alex da Farmácia (Republicanos) – ao Setor de Trânsito, para fazer a pintura de “todas as faixas de pedestres próximo a escolas”.

Alex da Farmácia / Crédito: Ass. Com.

Alex da Farmácia / Crédito: Ass. Com.

A vereadora Daniela Santos (PL) indicou a colocação de placas sobre “respeite o ciclista”. As peças, de acordo com a proposição, devem ser instaladas na “Rodovia Taufik Germanos (Três Vendas), Estrada da Ferreira (Balneário São Lourenço), RS-403 (estrada que vai a Rio Pardo), Volta da Charqueada, e demais principais vias da cidades”. Conforme a parlamentar, os ciclistas “realizam pedaladas matinais e vespertinas, o qual este esporte e lazer cresceu muito no nosso Município, em vias onde não há sequer o devido acostamento”.

Daniela Santos / Crédito: Ass. Com.

Daniela Santos / Crédito: Ass. Com.

Daniela também pediu ao “setor responsável para realizar a verificação da iluminação e possível troca de lâmpadas na Estrada da Ferreira até o Balneário São Lourenço”.

O cuidado com a comunidade escolar foi enfatizado em duas indicações de autoria do vereador Luis Paixão (Republicanos). As proposições sugerem colocação de faixa de segurança na Rua José Antônio Mesquita, em frente à Escola Mundo Azul, e sinalização no entorno com placas indicativas de velocidade permitida, além de outra faixa de pedestre na frente da Escola Municipal de Ensino Infantil Mundo Azul.

Luis Paixão / Crédito: Ass. Com.

Luis Paixão / Crédito: Ass. Com.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores está prevista para segunda-feira (29), a partir das 14 horas.