O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade severa para a região central do Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes nas próximas 48 horas. A previsão indica precipitações que podem variar entre 30 e 100 milímetros por dia, além de rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h. Há também a possibilidade de granizo.
O período de maior risco vai desde a manhã desta terça-feira (24) até o início da tarde de quarta-feira (25). Durante esse intervalo, é esperado que ocorram alagamentos, interrupções no fornecimento de energia, danos em lavouras e a queda de árvores em várias regiões. As áreas mais afetadas incluem a Grande Porto Alegre, o centro do estado e regiões nos quadrantes noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste do Rio Grande do Sul.
INMET RECOMENDA MEDIDAS DE SEGURANÇA
O Inmet orienta a população a evitar abrigar-se debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade. Em períodos de chuva intensa, recomenda-se desligar aparelhos eletrônicos e o quadro de energia como medida de segurança.
Para emergências, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão à disposição pelos números 199 e 193, respectivamente.