Indústria Azeite Puro projeta sua instalação em Cachoeira do Sul

Por 12 de agosto de 2021

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Pipa Germanos, informou nesta quinta-feira que a indústria de beneficiamento de azeite de oliva Azeite Puro irá se instalar em Cachoeira do Sul. Conforme o secretário – que esteve reunido com o proprietário da indústria Fernando Farina, a instalação foi viabilizada com a aquisição de uma área no entroncamento da BR-153 com a BR-290, nas proximidades do Restaurante Papagaio na região do Piquiri, onde será construído um prédio para abrigar o empreendimento.

A indústria, conforme o responsável pela pasta, possui no Município 150 hectares plantados de oliva e irá gerar 15 empregos diretos.

Crédito: Divulgação

Saiba mais

José Eugênio Farina, natural da Serra Gaúcha e reconhecido empresário nacional, sempre foi grande apreciador de azeite de oliva. Como bom descendente de italianos, foi à mesa que o interesse começou a surgir. Porque o Brasil não tinha um grande produtor de azeite de qualidade, assim como existem em países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia? Quando as primeiras produções começaram a se destacar no país, logo viu que aquele seria seu próximo negócio.

Movido pelo espírito empreendedor e experiência de vida, e alimentado agora pela energia dos netos que demonstraram interesse em abraçar o projeto, foi dado início à busca por terras, escolha das primeiras mudas, e plantio. Hoje, já são 130 hectares plantados, uma parceria para envasamento, e as primeiras garrafas do Azeite Puro começam a chegar ao mercado. Com sabor único e muita história para contar.

Benefícios

Além dos benefícios para a saúde, o azeite de oliva também é um dos produtos relevantes para quem é adepto de rituais de beleza naturais e caseiros.

Possuindo propriedades hidratantes benéficas para unhas, cabelo e pele, é matéria prima de produtos como shampoos, máscaras capilares e loções corporais. Mesmo puro é usado para receitas caseiras. O motivo é que é rico em antioxidantes e vitamina E, que previne o envelhecimento da pele.

As propriedades do azeite na estética já eram conhecidos pelos mediterrâneos há milhares de anos.

Como é emoliente, pode ser usado para remover maquiagem ou limpar pincéis, por exemplo. Esfoliações com azeite de oliva e açúcar prometem deixar a pele macia e hidratada. Nas partes ressecadas do corpo, como calcanhares e cotovelos, forma uma espécie de película que nutre e retém a água. No cabelo, é usado como finalizador, ou como máscara. Nas unhas, nutre e ajuda a amolecer as cutículas, facilitando a remoção com alicate. O uso de produtos que contém azeite de oliva na sua fórmula tem inúmeros benefícios mas o ideal é sempre consultar um dermatologista para se certificar se são os ideais para o seu tipo de pele e necessidade.

May be an image of 1 person, standing and outdoors

Crédito: Divulgação