Indicação sugere adcional de insalubridade a todos monitores da rede municipal

Por
Indicação sugere adcional de insalubridade a todos monitores da rede municipal
POLÍTICA
13 de abril de 2025 - Felipe Faller / Crédito: Ass. Com.

 

O vereador Felipe Faller (Republicanos) é autor de uma indicação protocolada na Câmara que visa um estudo sobre a viabildade da Prefeitura conceder adicional de insalubridade a todos os monitores da rede municipal de ensino, independentemente da série em que atuam.

 

Para viabilizar a medida, a sugestão é que sejam promovidas as devidas modificações na Lei Municipal nº 2.751/1994, que institui o Estatuto e Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Cachoeira do Sul, especialmente no que tange à  caracterização da insalubridade nos cargos da área da educação.

 

Na sua justificativa, o parlamentar enfatiza que o objetivo da indicação é “valorizar e reconhecer o trabalho dos monitores escolares”. “Independentemente do nível de ensino em que estejam alocados, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, frequentemente necessitam auxiliar alunos em tarefas relacionadas à higiene pessoal, incluindo o atendimento às necessidades fisiológicas”, ressalta o vereador.

 

“Essa realidade expõe os profissionais a agentes biológicos e situações que justificam o pagamento do adicional de insalubridade, conforme preceitua a legislação trabalhista e as normas de segurança e saúde no trabalho”

 

vereador Felipe Faller

 

Na avaliação do autor da indicação, a medida representa o reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos monitores escolares. “Não apenas justiça funcional, mas também respeito à dignidade desses servidores, que exercem um papel essencial no cuidado e acompanhamento dos estudantes, contribuindo diretamente para o bom funcionamento das instituições de ensino e para o bem-estar dos alunos da rede pública municipal”, completa Faller.

 

Leia também:

 

Felipe Faller cobra valorização e mais nomeações para monitores escolares