Balneário está localizado em uma Área de Preservação Ambiental e com obras irregulares para o MP.
A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, de Cachoeira do Sul, não sabe se haverá abertura oficial da temporada de verão da Praia Nova, localizada no Rio Jacuí. Por enquanto, conforme o secretário Ronaldo Trojahn, “só incertezas”.
O balneário, que é a principal área de lazer dos cachoeirenses, recebe anualmente investimentos em infraestrutura, só que agora duas questões precisam ser resolvidas: a implantação do serviço de guarda-vidas e a Prefeitura cumprir o apontamento feito pelo Ministério Público (MP) com relação às construções existentes, que abrigaram os bares, em funcionamento há muitos anos.
ATENÇÃO
Os guarda-vidas deverão ser enviados pelo Corpo de Bombeiros Militar, mas só a partir da virada do ano. A questão que mais preocupada é a decisão do Ministério Público. A Praia Nova está localizada em uma Área de Preservação Permanente (APP) e, neste caso, conforme legislação federal nenhum tipo de construção pode existir no local. Este apontamento não é de agora. É de vários anos.
De acordo com o secretário Ronaldo Trojahn, sem guarda- vidas o poder público não pode abrir a temporada de forma oficial, sob pena de ser responsabilizado, caso ocorram afogamentos. “O que realmente preocupa é que corremos o risco do MP interditar a Praia, caso os bares continuem funcionando com estruturas fixas.
IMPORTANTE
A interdição da Praia Nova pode acontecer agora? Sim. Para que isto não ocorra, a Prefeitura deverá tomar uma medida drástica que é a retirada imediata das estruturas dos bares ( hoje são três bares em funcionamento e dois desativados). A ideia do MP é que exista um local em que sejam instalados food trucks devidamente autorizados pela Prefeitura em uma área mais afastada da região que margeia o Rio Jacuí.
CAMPING
Na área de camping, já foi realizada uma limpeza e desocupação das construções. Neste caso, quem determinou a retirada das construções foi a Patrulha Ambiente da Brigada Militar.
REUNIÃO
Ronaldo pretende se reunir com o prefeito José Otávio Germano para buscar uma solução. Independente da abertura oficial, o forte calor que se faz sentir em Cachoeira tem atraído um expressivo número de pessoas à Praia Nova