Site icon Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Incêndio atinge área de mata na zona norte de Cachoeira

Incêndio em área de mata mobiliza bombeiros e moradores na zona norte de Cachoeira do Sul / Foto: Milos Silveira

 

Um incêndio de grandes proporções atinge uma região de mata na zona norte de Cachoeira do Sul. As chamas se alastram desde o início da tarde numa propriedade particular que abrange uma área que se estende do Bairro Funcap, logo abaixo da Escola Ciep Virgilino Jayme Zinn, até o Bairro Oliveira.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez o rescaldo de todo o local e combateu o fogo. No entanto, as chamas voltaram a se alastrar por volta das 16h, quando os bombeiros já haviam deixado o local. Moradores atuam voluntariamente no combate às chamas. A suspeita na vizinhança é de que o fogo tenha sido provocado por ação humana. Como o fogo chegou muito próximo das casas, houve tensão na vizinhança, que reclama da poluição do ar provocada pela fumaça.

ESTIAGEM

O Rio Grande do Sul atravessa um período crítico de estiagem. A falta de chuva secou os campos e a baixa umidade relativa do ar acaba sendo um elemento que aumenta o potencial de ocorrência de incêndios. Em razão disso, o Corpo de Bombeiros recomenda que não se faça nenhum tipo de queimada. Outro fator de risco é o toco de cigarro, cujas fagulhas podem desencadear incêndios de grandes proporções em área de vegetação seca. Também é desaconselhável o descarte de vidros em áreas de campo, pois esse tipo de material pode refletir a luz do sol concentrada num determinado ponto fixo, o que pode originar chamas.