Nesta sexta-feira (24), cerca de 268 mil contribuintes terão suas restituições liberadas pela Receita Federal. O lote contempla valores referentes a pendências regularizadas na malha fina, além de restituições residuais de anos anteriores.
De acordo com a Receita, o montante totaliza R$ 864,83 milhões, sendo que R$ 402,88 milhões estão destinados a contribuintes com prioridade no recebimento.
Quem está na lista de prioridades?
Entre os beneficiados, 125.751 contribuintes ganharam prioridade por informar a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizar a versão pré-preenchida do Imposto de Renda, recurso implementado desde 2023.
Outros grupos prioritários incluem:
- 52.525 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;
- 16.003 professores, cuja principal fonte de renda provém do magistério;
- 7.321 idosos acima de 80 anos;
- 4.519 pessoas com deficiência ou moléstia grave.
O lote também abrange 61.995 contribuintes que, embora não se encaixem nos critérios de prioridade legal, regularizaram pendências com o Fisco.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
A consulta ao lote está disponível desde o dia 24 de janeiro. Os contribuintes podem verificar sua situação acessando o portal da Receita Federal e clicando em “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”. O serviço também está acessível pelo aplicativo da Receita para dispositivos móveis.
Pagamento e procedimentos em caso de problemas
Os pagamentos serão realizados diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o valor não seja depositado, seja por erro nos dados bancários ou conta desativada, o resgate poderá ser feito no Banco do Brasil em até um ano. Para isso, o contribuinte pode agendar o crédito por meio do Portal BB ou pelo telefone, utilizando os números disponibilizados pelo banco:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o prazo de um ano expirar, o valor poderá ser solicitado novamente pelo Portal e-CAC. No menu “Declarações e Demonstrativos”, basta acessar “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A Receita Federal reforça que contribuintes que não aparecem neste lote podem verificar possíveis pendências no sistema e enviar uma declaração retificadora para serem incluídos em lotes futuros.