Nova ponte surge sobre o Rio Botucaraí, no Alto dos Cassemiros. Fotos: Divulgação
O trinômio estradas, iluminação e pontes fazem parte da rotina da atenção da Secretaria do Interior, de Cachoeira do Sul, conforme a secretária Carolina Larrondo. Em entrevista no programa Cidade Aberta, da Rádio Fandango 102.5 FM, na manhã desta terça-feira (29), ela disse que as demandas são constantes e que as parcerias existentes com as comunidades facilitam a realização dos serviços.
Ela está no comando do interior há sete meses. Sob seus cuidados existe um universo de 142 pontes, cerca de 3 mil Km de estradas e em torno de 15 mil moradias onde a iluminação nas áreas urbanas é imprescindível. Além disso, o ideal é que houvesse mais maquinário à disposição.
A secretária revelou que dispõe de três patrolas, três retroescavadeiras, dois tratores com lâmina, uma carreta e quatro caçambas, além de uma escavadeira hidráulica. “É claro que poderíamos ter mais”, afirmou, acrescentando que uma máquina de cada marca muitas vezes causa transtorno na hora de um conserto. “Mesmo assim temos um raio x das necessidades do nosso interior e na medida do possível estamos trabalhando e tendo a parceria das comunidades”, salientou.
PONTES
Quando assumiu a secretaria, Carolina tinha 20 pontes (todas de madeira) em situação precária. A falta de manutenção e o trânsito pesado são pontos desfavoráveis para as travessias, no entanto, este número já baixou para 12. “No momento, estamos realizando conserto da Ponte do Botucaraí, no Alto dos Cassemiros, e da Tafona”, destacou. Esta semana, será realizado a revitalização de uma ponte na localidade da Porteira Sete, mas a pedido dos produtores, foi transferido o serviço. “O pessoal não pode ficar com uma ponte interrompida neste momento”, revelou.
ESTRADAS
Com relação às estradas, a secretária informou que equipes da pasta estão trabalhando na região das localidade de Palmas, Dorasnal e no Piquiri/Mineração. “Temos um cronograma de trabalho, mas estamos sujeitos aos imprevistos, principalmente, em áreas de grande fluxo de trânsito pesado e, às vezes, os períodos chuva”, observou.
ILUMINAÇÃO
Para atender os pedidos, a secretária conta com o apoio da Secretaria de Obras na questão de viaturas. Além disso, é importante que as comunidades contatem a secretaria para informar os pontos que estão sem iluminação, porque este procedimento facilita o trabalho das equipes na agilização do serviço. Carolina enfatizou que para 2023 existe boas perspectivas. “Com a possibilidade de instalar lâmpadas de led na cidade, as existentes deverão ser transferidas para o interior”, afirmou.