A projeção inicial de público, de 20 mil pessoas, poderá ser ultrapassada nesta segunda edição da Festa do Azeite de Oliva. Isso porque a previsão é de um final de semana ensolarado, com temperaturas superiores aos 20 graus. O clima favorável em Caçapava do Sul permitirá que os visitantes aproveitem melhor cada uma das atrações da edição 2023.
A festa irá acontecer no Largo Farroupilha, entre a Igreja Matriz e o Clube União(região central da cidade). Logo no pórtico de entrada, uma carreta do Banco do Brasil dará as boas-vindas. Na sequência, estarão 12 estandes de artesanato e produtos da agroindústria familiar – que em sua grande maioria ostentam o selo de “geoproduto”, ou seja, são reconhecidos pelo vínculo ao território do Geoparque Mundial Caçapava do Sul.
Em frente ao Clube União, estarão os estandes das marcas de azeites. O destaque, claro, está para os azeites locais, já que Caçapava do Sul foi o município precursor na recente produção de azeites de oliva no estado. E participam também outras marcas gaúchas. Ao lado, estarão os restaurantes, que formarão uma praça de alimentação dedicada às receitas criadas a partir dos azeites.
Na sequência, estará o palco onde se apresentarão diversas atrações. No sábado, os destaques são a dupla Kelvin & Klaus (às 17h30) e o vencedor do The Voice Brasil, Leo Pain (às 20h). Já no domingo, o show mais esperado é de Os Fagundes, com início previsto para as 19h30.
Em frente à Igreja Matriz estarão mais estandes de agricultura familiar e a exposição de carros antigos, organizada pelo clube Antigos Caçapava. A II Festa do Azeite de Oliva acontece, também, dentro do Clube União. Ali, no andar térreo, o visitante irá encontrar um espaço dedicado ao Geoparque Caçapava, com todas as informações necessárias para planejar seus passeios. Também estarão dentro do clube outros 12 estandes de artesanatos e geoprodutos – como as lãs tingidas com plantas nativas do Pampa da Novelaria Santa Marta, empreendimento reconhecido pela Unesco pelas boas-práticas ambientais.
A Festa do Azeite de Oliva se propõe a ser um espaço de reflexão sobre o desenvolvimento regional e, também, a proporcionar aos visitantes uma imersão no universo dos azeites extravirgens. Para tanto, a comissão realizadora, formada por produtores e voluntários, sob a coordenação da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC) organizou dois encontros.
O primeiro, na tarde de sexta-feira, irá reunir os prefeitos de municípios próximos (estão convidados municípios das regiões Central, Campanha e Costa Doce) para debater a consolidação dos geoparques Caçapava do Sul e Quarta Colônia, o crescimento da olivicultura e as relações institucionais dos municípios com o Governo Federal. Estão confirmadas as presenças de representantes da Secretaria de Comunicação Social (Ricardo Zamora, enviado pelo ministro Paulo Pimenta, que chega à festa no sábado); do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Milton Fornazieri, representante do ministro Paulo Teixeira); da secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann; e do vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior; dos deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi (representante da Assembleia Legislativa), Marcus Vinícius de Almeida (presidente da frente parlamentar da olivicultura), Afonso Hamm e Frederico Antunes.
Já no sábado, o dia será dedicado a explorar os diferentes aspectos da olivicultura em linguagem acessível ao grande público. A partir das 9h, ocorre no Clube União o fórum técnico “Olivicultura e Olivoturismo no Território Geoparque”. Ao longo do dia, especialistas irão abordar temas que vão desde a implantação e o manejo de pomares, até o uso do azeite. Sem deixar de lado, também, as possibilidades que a cultura abre no mercado de trabalho e os desafios colocados para a pesquisa científica. A tarde termina com uma oficina gratuita de harmonização de azeites, ministrada pela chef Pérola Polillo. Para esta atividade é necessário fazer uma inscrição prévia, em link disponível no instagram da Festa.
A presidente da Associação de Olivicultores do Sul do Brasil (Olisul), Rosane Abdala, ressalta que a II Festa do Azeite de Oliva dará oportunidade para que a comunidade conheça os produtos e reconheça a qualidade que tem se sobressaído nos concursos internacionais. “Nos estandes estarão os produtores, prontos para orientar o visitante na degustação do produto”, afirmou.
Já o presidente da ACIC, Eraldo Vasconcelos, aponta que este evento funciona como um cartão de visitas para o Geoparque Caçapava do Sul. A partir da experiência na Festa, o visitante terá mais facilidade em planejar suas atividades pelos geossítios.
A II Festado Azeite de Oliva, em 2023, foi viabilizada apenas com patrocínios diretos. Para tanto, a comitiva esteve em Brasília e Porto Alegre, buscando recursos. O evento, que tem a realização da Associação Comercial e Industrial de Caçapava(ACIC), da Prefeitura e da produtora Fullplay, é uma correalização do Sebrae, com patrocínios do Banco do Brasil, BRDE, Fida, Frigorífico SL e Badesul. O evento conta, também, com apoio do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Cotrisul, Netmax, Unipampa, Geoparque Caçapava do Sul, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Secretaria de Comunicação Social (Governo Federal) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.