IBGE: pelos dados apurados até agora, indicativo é de que a população de Cachoeira do Sul deverá se manter nos mesmos patamares / Foto: EBC
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já recenseou aproximadamente 75% da população estimada de Cachoeira do Sul. A informação é do IBGE em Cachoeira do Sul, Diogo Fortes, que na manhã desta quarta-feira (9) concedeu entrevista para o Programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango.
De acordo com Fortes, a última estimativa divulgada pelo IBGE é do ano passado e apontou que Cachoeira tem quase 82 mil habitantes. Segundo ele, pelos dados apurados até agora, tudo indica que a população cachoeirense deverá se manter nesse patamar.
“Como o recenseamento é feito por zonas (áreas demarcadas pelo IBGE) e não por bairros, é difícil fazermos uma estimativa mais precisa, por causa dessa metodologia. Mas pelo trabalho feito até agora, acredita-se que esse número não terá grandes variações nem para mais e nem para menos”, explicou.
CENSO PRORROGADO ATÉ 30 DE DEZEMBRO
Inicialmente projetado para ser encerrado em 30 de outubro, o Censo IBGE 2022 teve prazo prorrogado para 30 de dezembro. Até lá, todos os domicílios brasileiros deverão ter sido visitados pelos servidores que atuaram na coleta de dados a campo. Em Cachoeira do Sul, segundo o coordenador Diogo Fortes, os trabalhos vêm transcorrendo dentro da normalidade, com poucos casos isolados de recusa por parte da população em responder ao questionário do IBGE.
O Censo do IBGE é fundamental para os governos municipal, estadual e federal poderem definir as políticas públicas necessárias para a população brasileira nos mais mais variados setores. É com base nos dados do IBGE que é possível definir, por exemplo, ações voltadas ao saneamento básico, infraestrutura urbana, saúde e educação, entre outros.