Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

IBGE abre 20 vagas para o Censo 2022 em Cachoeira

Foto: EBC

IBGE: contratação é emergencial e não haverá realização de concurso público para absorção desse efetivo no município / Foto: Divulgação

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 20 vagas para pessoas interessadas em trabalhar no Censo 2022 em Cachoeira do Sul. A contratação é emergencial e não haverá realização de concurso público para absorção desse efetivo no município, que irá reforçar as equipes que já estão com trabalho a campo.

Em entrevista nesta quarta-feira (5) ao Programa Rádio Repórter da Rádio Fandango, o coordenador do IBGE em Cachoeira do Sul, Diogo Fortes, explicou que as pessoas interessadas em atuar como agentes censitárias devem procurar o escritório local em busca de mais informações sobre as inscrições e o processo seletivo.  Como não haverá realização de concurso, os candidatos deverão preencher um formulário padrão no escritório do IBGE.

Esse procedimento deverá ser feito de forma presencial no escritório local, que fica na Rua 7 de Setembro, no mesmo prédio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Uergs), em frente ao antigo Cine Coliseu. As vagas destinam-se para o trabalho censitário a ser realizado no interior de Cachoeira do Sul.

De acordo com Fortes, cerca de 60% da população cachoeirense estimada já foi recenseada, índice que está acima da média nacional. “Cidades do interior, como Cachoeira do Sul, são relativamente mais fáceis de recensear”, explicou Fortes.

PRORROGAÇÃO

O IBGE decidiu prorrogar, até o início de dezembro, o prazo de coleta de informações para o Censo 2022. A previsão inicial era encerrar os trabalhos até 31 de outubro deste ano.

O instituto manteve, no entanto, a previsão de divulgar os dados do censo até o fim de dezembro. Segundo o diretor nacional de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, apenas cerca de metade da população estimada do Brasil foi recenseada de 1º de agosto até agora, por isso decidiu-se prorrogar o prazo dos trabalhos.

Sair da versão mobile