Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um líder, tanto no papel de pastor evangélico, quanto de ativista político norte-americano que lutou em defesa dos direitos sociais para os negros, mulheres e outras minorias.
Durante sua trajetória, estudou em escolas públicas segregadas e graduou-se no Morehouse College, em 1948. Depois, obteve formação em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e em 1955, realizou doutorado em filosofia na Universidade de Boston.
Em 1954, Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery (Alabama). Foi quando se envolveu no caso em que Rosa Parks se recusou a dar lugar para um branco em um ônibus. King liderou um boicote contra a segregação racial. Na época, chegou a ser preso. Mas a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.
Já em 1957, King foi alçado ao cargo de presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, atuando em defesa dos direitos civis. E em 1963, reuniu uma multidão na marcha pelo fim da segregação racial em Washington. Foi nesse evento em que fez o discurso com a histórica frase “Eu Tenho um Sonho”.