HIV: Cachoeira terá testagem aberta para a comunidade

Por 2 de dezembro de 2021

A Secretaria Municipal da Saúde deu início ao Dezembro Vermelho propondo o debate ligado ao Dia Mundial de Combate à AIDS, transcorrido nesta quarta-feira. As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) vêm sendo tema das capacitações desenvolvidas pela gestão da saúde municipal, sobretudo a que ocorreu semana passada quando da chegada dos servidores selecionados pelo contrato emergencial celebrado pelo Município. Neste sentido, na tarde desta quarta-feira, uma equipe do Ambulatório Vida, liderada pela coordenadora Denise Grandini, estendeu a atividade preventiva aos trabalhadores de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), que receberam testes rápidos para serem, ao longo dos turnos, aplicados nos colaboradores. “Os profissionais de saúde são os multiplicadores dessa bandeira de prevenção ao vírus HIV entre a população”, explica Denise. “São eles que vão encaminhar os pacientes para que façamos o acolhimento necessário no Ambulatório Vida”, completa.

O material explicativo e os testes rápidos foram recebidos pela enfermeira do trabalho do HCB/UPA, Tatiele Roehrs Gelati. Localizado junto da Secretaria Municipal da Saúde, o ambulatório presta um serviço especializado no diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na rede pública para Cachoeira do Sul e região.

TESTAGEM AO PÚBLICO

A testagem aberta ao público está programada para o próximo dia 10, na Praça Honorato de Souza Santos, em uma ação conjunta da Secretaria Municipal da Saúde/Ambulatório Vida, Defesa Civil e Rotaract Club de Cachoeira do Sul Ninfa do Jacuí. A atividade denominada “A Importância do Vermelho” ocorrerá entre 14 horas e 17h30. Além da testagem rápida dos interessados pela equipe de enfermagem, a iniciativa abrangerá também a distribuição de preservativos, materiais informativos, fitinhas de identificação da campanha e balões vermelhos.

AMBULATÓRIO VIDA

* Horário de atendimento – 7 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas

* Endereço – Rua Coronel João Leitão, 1055 – Bairro Barcelos

* Telefone – 3724-6018

Texto: Viviane Souza