13.8 C
Cachoeira do Sul
sábado, 19 setembro, 2020 - 05:38
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

HCB retoma realização do Teste da Orelhinha

HCB retoma o serviço que será realizado no Hospital de Campanha. Foto: Divulgação

O Hospital de Caridade e beneficência (HCB), de Cachoeira do Sul,  retornará com a realização do Teste da Orelhinha nesta quinta-feira (10) no Hospital de Campanha (Salão da Igreja São José – Av. Brasil, 795). Devido a pandemia do novo coronavírus, o HCB suspendeu a realização dos testes no 16 de março. Para manter o distanciamento, os testes serão realizados através de agendamento com horário marcado.

De acordo com a coordenadora da Maternidade do HCB, enfermeira Elisiane Maciel da Rosa, o hospital ficará responsável por agendar os bebês nascidos a partir do início deste mês. Para os bebês que nasceram no período que o exame estava suspenso, ou seja, de março a agosto de 2020, os pais devem entrar em contato com o SAC do HCB pelo telefone 51 3722 0762, para agendar o exame.

Devido aos protocolos de distanciamento, o hospital optou por transferir os atendimentos do Teste da Orelhinha para o Hospital de Campanha. “O local oferece espaço suficiente para prestar atendimento, manter o distanciamento em sala de espera, higienização e controle de fluxo”, destaca o superintendente Luciano Morschel.

“Vamos utilizar as dependências do Hospital de Campanha até o final do contrato, em dezembro, para a realização do Teste da Orelhinha, mas já estamos preparando outros locais para após este período”, informa o superintendente”, revelou Luciano.

O que é o Teste da Orelhinha?

O Teste da Orelhinha, ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê. É rápido, seguro e indolor. O teste é realizado a partir de 48h de vida do bebê. O Teste da Orelhinha, chamado também de Triagem Auditiva Neonatal, é assegurado por lei e todos os bebês devem fazer para saber se está tudo bem com a audição.

Advertisement