Empresas de avião agrícola mobilizadas em toda a região. Foto: HCB.
A ajuda humanitária para o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), de Cachoeira do Sul, conta com aliados como é o caso de duas empresas de avião agrícola com sede no município. São a Aerto Agrícola Santos Dumont e a DP Aviação.
Nesta segunda-feira (6), o HCB recebeu via transporte aéreo duas empreSas os seguintes insumos:
* 18 cilindros de oxigênio, que equivale a meio dia de consumo do hospital e a estimativa é que o estoque dure até sexta-feira (10);
* também recebeu insumos para o serviço de hemodiálise, que dura o suficiente para atendimento até sábado (11);
*plaquetas de sangue para cirurgias;
* medicamentos chegaram de Santa Cruz do Sul e de Passo Fundo.
EMPRESAS TRABALHAM COM AUTORIZAÇÃO
Após autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aeronaves agrícolas também estão sendo utilizadas para transportar mantimentos para municípios isolados pelas inundações.
No caso do primeiro grupo a prestar suporte, os mantimentos são recolhidos em Santa Cruz do Sul. “A operação é toda orientada pela Defesa Civil. Conseguimos chegar de avião onde outros aviões comerciais não conseguem” revela Eduardo Schroeder, piloto e um dos sócios da Terra Aviação Agrícola, de Cachoeira do Sul.
A operação conta ainda com a participação das empresas Sepal, de Sâo Sepé, DP Aviação, de Cachoeira do Sul, e Nitz, de Pantano Grande. Nove aeronaves são utilizadas.
Segundo Schroeder, para que as aeronaves possam pousar com segurança em qualquer local, o limite de carga é de 400 quilos.