Atualmente, os pacientes da região que necessitam da hemodiânica – a maior parte cateterismo – são enviados para Santa Cruz do Sul e até Passo Fundo. Em alguns casos, até para Porto Alegre. Em janeiro deste ano, por exemplo, o equipamento do Hospital Ana Nery em Santa Cruz apresentou problemas de funcionamento, o que provocou um corrida de pacientes para Passo Fundo.
É uma subespecialidade médica que visa realizar procedimentos para diagnosticar e tratar o mau funcionamento ou as alterações de órgãos, sejam eles neurológicos, endovasculares ou cardiológicos. As técnicas de hemodinâmica são minimamente invasivas e podem ser utilizadas em diversas especialidades médicas.
– Infarto
– Angina: dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração
– Aneurismas
– Malformações Congênitas
– Arritmias graves e disfunções valvares (mau funcionamento das válvulas do coração).
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS
A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.
QUAIS SÃO OS DADOS ESTATÍSTICOS
Em 2023, cerca de 400 mil pessoas morreram no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o AVC (acidente vascular cerebral). Essas condições são responsáveis por 76% dos óbitos cardiovasculares na América Latina Tropical. A taxa de mortalidade ajustada por idade tem caído, refletindo avanços na prevenção e tratamento, embora o número absoluto de mortes continue elevado devido ao envelhecimento e crescimento populacional. Desde 1990, houve uma redução de 55,6% na taxa ajustada de mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil, passando de 356 para 158 óbitos a cada 100 mil habitantes. (SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia).
O principal objetivo do exame de hemodinâmica é diagnosticar e avaliar doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, obstrução arterial, anormalidades valulares e anomalias congênita.
AQUISIÇÃO DE UM SISTEMA DE HEMODINÂMICA PARA O HCB
Justifica-se pelo fato do serviço de hemodinâmica ser fundamental para a importância para atendimentos de emergência vascular e cardiológica. O HCB não possui esse serviço, sendo necessária a transferência de pacientes cardíacos graves para outros hospitais. No período das enchentes ocorridas em maio de 2024, o HCB ficou isolado, tendo que realizar transferência área de pacientes cardíacos graves para outros hospitais do estado.
PÚBLICO ALVO PARA O SERVIÇO
Atendimento proveniente dos munícipios de abrangência da 8º CRS com uma população referenciada em cerca de 200 mil habitantes. A disponibilização do Sistema de Hemodinâmica possibilitará a implantação do serviço no HCB, evitando o deslocamento de paciente em situações de urgência/emergência. Proporcionará rápido atendimento às emergências cardiológicas e vasculares.
INVESTIMENTO
O Setor de Projetos do HCB orçou o equipamento Allia IGS 330 Omega V with AutoRightTM da marca GE cpm o valor estimado em US$ 397.000,00.
PROJETO PARA A ÁREA FÍSICA
Para a execução da infraestrutura necessária do projeto, contemplando materiais, sistema de climatização, renovação de ar e mão de obra para acabamentos internos, sistemas e mobiliários, é previsto um valor aproximado de R$ 1.600.000,00. A área física, compatível a uma sala de cirurgia, está estimada em 235m², no local onde será ampliado o Centro de Diagnóstico por Imagem.
Fonte: HCB/Projeto