15.1 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 13 abril, 2021 - 10:50
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

HCB recebe medicamentos do kit intubação

 

 

Material foi distribuído nesta quinta-feira (25). Foto: Divulgação

O Exército Brasileiro, a pedido do Governo do Estado, distribuiu nesta quinta-feira (25) uma nova remessa de medicamentos do kit intubação – anestésicos e bloqueadores neuromusculares necessários ao procedimento de intubação em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), ou mesmo fora de UTIs, como em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul (HCB) está na lista de entidades contempladas com a distribuição com 520 ampolas de morfina.

No total, as equipes envolvidas distribuíram 45.820 ampolas de morfina, 7.500 ampolas de norepinefrina e 1.875 ampolas de lidocaína a 72 hospitais gaúchos que relataram estoques críticos destes remédios, em um levantamento semanal da Secretaria da Saúde (SES) junto à rede hospitalar. A morfina distribuída será suficiente para cobrir cerca de 40 dias de consumo nos hospitais beneficiados.

Toda a logística de distribuição foi realizada pelo 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. A remessa de morfina foi proveniente do Ministério da Saúde e os outros dois medicamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos foi das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque de um total de 22 medicamentos utilizados para a intubação em UTIs. A ação visa ao acompanhamento da quantidade de cada um na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional.

Neste mês de março, já foram entregues a hospitais de todas as regiões do Estado quase 80 mil frascos de medicamentos com essa finalidade.

Entre outras ações da Secretaria da Saúde para reverter o quadro de desabastecimento, a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes, aponta o incentivo de remanejo de estoque entre instituições que estejam com o abastecimento menos crítico, realização de pregão estadual e nacional para a aquisição excepcional dos remédios, e prospecção do mercado internacional.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região