15.1 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 13 abril, 2021 - 10:11
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

HCB recebe mais 5 respiradores neste domingo

O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) receberá cinco respiradores para pacientes em recuperação contra a Covid. A entrega – viabilizada pelo Governo do Estado – tem previsão de ocorrer na tarde deste domingo (14).

No começo do mês, Cachoeira do Sul recebeu outros cinco aparelhos, também enviados pela Secretaria Estadual da Saúde.

OCUPAÇÃO

De acordo com o boletim atualizado pelo HCB na tarde deste sábado (13), 21 pacientes – sendo 20 deles de Cachoeira do Sul – estão internados na UTI Covid, apesar do número de apenas 17 leitos, sendo dez anteriores e sete extras bancados pela Prefeitura (R$ 1,6 mil por dia para cada leito).

Já a Enfermaria Covid abriga 15 internados.

CASOS

Na tarde deste sábado (13), a Secretaria Municipal da Saúde registrou 130 novos casos de Covid. Ao todo, são 1.460 casos ativos para a doença em Cachoeira do Sul. Durante a pandemia, são 2.734 recuperados, 5.378 descartados, 4.245 confirmados, 51 óbitos de casos confirmados e um de caso suspeito.

APARELHOS

51034235266 f695294a1c k
Crédito: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Transportados e zelados por equipes da Secretaria da Saúde (SES) desde a empresa Leistung, em Jaraguá do Sul (SC), chegaram a Porto Alegre na noite deste sábado (13) mais 60 respiradores beira-leito para distribuir a hospitais gaúchos e ampliar a rede de leitos de UTI SUS para tratar pacientes Covid. “Partimos de Porto Alegre rumo a Santa Catarina no início da tarde de sexta-feira (12). Na manhã de hoje (sábado, 13), bem cedo, a empresa abriu exclusivamente para retirarmos os equipamentos. Carregamos e pegamos a estrada para voltar, tudo para que os respiradores chegassem de forma rápida, pois sabemos da urgência e temos de fazer a nossa parte”, explica Rosângela Lucena, uma das responsáveis pela Divisão de Gestão do Patrimônio, Materiais e Insumos da SES.

O investimento do Estado na compra emergencial foi de R$ 3,6 milhões. Em função da urgência da SES, a empresa colocou o material em produção durante a tramitação do processo, agilizando a entrega.

Os equipamentos vieram do Estado vizinho em dois caminhões do Estado do RS e foram descarregados e armazenados na Divisão de Suprimentos da SES, na capital. Numa corrida contra o tempo, os respiradores serão catalogados e irão receber a etiqueta de patrimônio do Estado ainda na manhã de domingo (14). À tarde (deste domingo), alguns deles já serão entregues a representantes de hospitais. ¨Vamos entregar ainda neste domingo (14) 29 respiradores para sete hospitais que já têm estrutura pronta, inclusive com profissionais habilitados, e podem começar a operar imediatamente seus leitos de UTI. Nos próximos dias, iremos distribuir o restante”, afirma Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES.

HOSPITAIS APTOS A RETIRAR OS RESPIRADORES NESTE DOMINGO (14):

– Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves: 2 respiradores
– Hospital de Caridade, de Cachoeira do Sul: 5
– Hospital Santa Terezinha, de Erechim: 6
– Hospital São Vicente de Paulo, de Osório: 3
– Hospital de Sapiranga: 5
– Hospital de Santiago: 5
– Hospital de Caridade, de São Jerônimo: 3

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região