HCB realiza quarta captação de órgãos do ano

Por 29 de setembro de 2021

Justamente no Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital de Caridade e Beneficência recebeu a autorização da família de Adriela de Castro, de 37 anos, de Santa Cruz do Sul, para a doação de órgãos. “Desde 2002, este foi o primeiro ano que tivemos até o momento quatro captações no HCB. Este é o resultado das inúmeras campanhas que o hospital sempre faz sobre o tema. A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital está de parabéns pelo excelente trabalho junto a conscientização junto a comunidade”, destaca a enfermeira Vanessa Moura, coordenadora da Unidade de Alta Complexidade (UTI, Bloco Cirúrgico, Serviço de nefrologia e CIHDOTT).

A captação de órgãos foi realizada no HCB nesta quarta-feira por uma equipe composta por quatro médicos e dois enfermeiros, sendo eles do Hospital de Clínicas e da OPO7 (Organização de Procura por Órgãos). Foram captados coração, fígado e rins.

Em 2021 foram abertos sete protocolos por morte encefálica. Um paciente não foi doador por ser incompatível com doação. Quatro captações foram realizadas nos dias 21 de julho, 3 de agosto, 16 e 29 de setembro. Em outras duas ocasiões, as famílias não autorizaram.