HCB realiza 2ª captação de órgãos de 2021

Por 3 de agosto de 2021

Apesar da dor da perda, a família da paciente Vanessa Carvalho Sehgno, de 39 anos, de Rio Pardo, decidiu ajudar outras pessoas e autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica decorrente de um AVC Hemorragia subaracnóidea. A captação de órgãos foi realizada no Hospital de Caridade e Beneficência nesta terça-feira por uma equipe composta por médicos e um enfermeiro da OPO7 (Organização de Procura por Órgãos). Foram captados rins e fígado.

Esta é a segunda captação realizada pelo hospital em 2021, totalizando 31 captações desde de 2002. De acordo com a enfermeira Vanessa Moura, coordenadora da Unidade de Alta Complexidade (UTI, Bloco Cirúrgico, Serviço de nefrologia e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do hospital, esse ano foram abertos três protocolos por morte encefálica, onde um paciente não foi doador devido ser incompatível com doação e os outros dois foi realizado a captação.

Em setembro, o HCB realiza a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades.

O sepultamento da paciente será nesta quarta-feira às 10 horas no Cemitério Municipal em Rio Pardo.