HCB realiza 1ª captação de órgãos de 2021

Por 23 de julho de 2021

 Instituição realização captação desde 2002. Foto: Divulgação

O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), de Cachoeira do Sul, realizou a primeira captação de órgãos dede 2021. A família de uma paciente do município, com 58 anos, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica decorrente de um AVC Hemorrágico Cerebelar. A captação de órgãos foi realizada no HCB na última quarta-feira (21) por uma equipe composta por dois médicos e um enfermeiro da Organização de Procura por Órgãos. Foram captados rins e fígado.

Com esta captação, a instituição totaliza 30 captações desde de 2002. De acordo com a enfermeira Vanessa Moura, Coordenadora da Unidade de Alta Complexidade (UTI, Bloco Cirúrgico, Serviço de nefrologia e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT),  esse ano foram abertos dois protocolos por morte encefálica, onde um paciente não foi doador devido ser incompatível com doação e outro realizado a captação na última quarta-feira.

Em setembro o HCB realiza a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos. Nos próximos dias deverá ser divulgada a programação das atividades para este ano.