Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

HCB passa a fazer implante de marcapasso e outros procedimentos

HCB

HCB

HCB: novos procedimentos ampliam a oferta de tratamentos para pacientes com problemas cardiocirculatórios / Foto: Arquivo

 

O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul divulgou nesta quarta-feira (26) que neste mês de outubro passou a contar com novos serviços voltados ao tratamento de problemas relacionados ao sistema cardiocirculatório. Implante de marcapasso, eletrofisiologia e troca de gerador são os novos procedimentos anunciados pela direção do HCB.

Recentemente, um procedimento inaugural dos novos serviços foi inaugurado pelo médico cardiologista Basem Juma Abdalla Abdel Hamid. “Para nós, do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), é um orgulho podermos ampliar cada vez mais nossa gama de serviços e, assim, melhor atender a todos que nos procuram”, diz a nota do HCB.

Mais informações sobre os procedimentos podem ser obtidas pelo telefones (51) 3722-0800 e (51) 3722-0700 ou em @hcbcachoeiradosul nas redes sociais.

 

NOVOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO HCB RELACIONADOS AO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO:

Implante de marcapasso

O marcapasso é implantado através de uma incisão (corte na pele) na região do tórax, embaixo da clavícula. Através dessa incisão os eletrodos são levados até o coração por dentro de veias calibrosas que passam pela região do ombro e vão até o coração. No coração, os eletrodos são fixados nos locais desejados e são realizados testes de funcionamento do gerador e dos eletrodos. O gerador é implantado entre os músculos do tórax e a pele do paciente. O implante é feito com a presença de um anestesista e o paciente recebe sedação e anestesia no local do implante. O marcapasso é inserido em condições estéreis. Mesmo assim, você receberá antibiótico antes do procedimento para reduzir o risco de infecção no local do implante do marcapasso.

 

Troca de gerador

Todos os marcapassos possuem uma bateria que, dependendo de seu uso, tem duração variável. Este é um dos motivos importantes da realização da revisão de marcapasso com o Cirurgião Cardiovascular, normalmente em intervalos de quatro a seis meses. Quando a bateria apresenta sinais de desgaste, as revisões tornam-se mais frequentes, até o cirurgião determinar a necessidade da troca. A troca de gerador do marcapasso é um procedimento simples. É realizado com anestesia local, no hospital e sem necessidade de Raio X. Através de uma pequena incisão, é retirado o gerador antigo e colocado um novo. Não há necessidade de se mexer nos eletrodos, a menos que haja algum problema e, neste caso, a troca é realizada no mesmo procedimento.

 

Eletrofisiologia

Eletrofisiologia cardíaca é a especialidade da cardiologia que trata dos distúrbios do ritmo do coração. Nas duas décadas foi a área com os maiores avanços para o diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos. É um método diagnóstico invasivo que utiliza cateteres eletrodos para registrar os eventos elétricos do coração e diagnosticar eventuais complicações relacionadas à arritmia cardíaca.

Sair da versão mobile