HCB emite nota sobre paciente que buscou atendimento e acabou morrendo

Por
HCB emite nota sobre paciente que buscou atendimento e acabou morrendo
CACHOEIRA DO SUL
7 de fevereiro de 2024 - HCB: nota oficial foi emitida após críticas nas redes sociais acerca de morte de paciente que sofreu queimaduras / Foto: Divulgação

O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) emitiu nota nesta terça-feira (6) a respeito do falecimento do paciente Fabiano Bitencourt Jaques, 32 anos, que acabou falecendo após buscar atendimento para tratar complicações decorrentes de queimaduras. A direção do HCB decidiu lançar a nota após monitorar nas redes sociais acusações de cachoeirenses sobre suposto caso de negligência, o que é refutado pelo hospital.

Na nota, o HCB afirma que Jaques procurou tanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) quanto o próprio hospital. “Em todas as oportunidades, foi avaliado considerando as queixas e sintomas apresentados, sendo aplicadas condutas, conforme avaliação médica e quadro clínico do paciente. A liberação do paciente ocorreu mediante estabilidade de sinais vitais e avaliação médica/enfermagem”, diz um trecho do texto.

Outro recorte da nota afirma que na segunda-feira (5), Jaques esteve novamente no hospital, junto com um acompanhante. “No dia 05 de fevereiro de 2024, o paciente esteve no Pronto Atendimento do HCB, com acompanhante, sendo que decidiram não aguardar atendimento médico”, afirma a nota.

Cachoeirense Fabiano Bitencourt Jaques tinha 32 anos e sofreu complicações decorrentes de queimaduras / Foto: Divulgação

Cachoeirense Fabiano Bitencourt Jaques tinha 32 anos e sofreu complicações decorrentes de queimaduras / Foto: Divulgação

SAIBA MAIS SOBRE O CASO

O cachoeirense Fabiano Bitencourt Jaques, 32 anos, morreu nesta terça-feira (6), no HCB, por complicações decorrentes de queimaduras. Morador do Bairro Santo Antônio, na área central de Cachoeira do Sul, ele sofreu um acidente doméstico quando acendia o fogo de uma churrasqueira durante uma confraternização ocorrida no começo de janeiro.

Jaques foi utilizar gasolina para acender o fogo e uma explosão aconteceu. Ele e um amigo sofreram queimaduras e tiveram de ser hospitalizados. A situação mais grave foi a de Jaques, que precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu até receber alta.

No entanto, o cachoeirense Fabiano Bitencourt Jaques sofreu complicações e, segundo relatos de amigos próximos, teria ido até o HCB na noite desta segunda-feira (5) em busca de atendimento, mas não teria ficado internado. Durante a madrugada, o quadro dele se agravou, houve novamente busca por atendimento, mas ele acabou falecendo pela manhã no HCB.

O jovem, que trabalhava numa empresa distribuidora de bebidas situada na Avenida Brasil, deixa os pais José Gelacir Ferreira Jaques e Diva Morais Bitencourt e os irmãos Rodrigo, Diego e Daniela.

A NOTA OFICIAL EMITIDA PELO HCB, NA ÍNTEGRA

“Em relação ao atendimento do paciente FABIANO BITENCOURT JAQUES, cumpre informar o que segue:

O paciente buscou atendimento na UPA 24h e no Pronto Atendimento do HCB. Em todas as oportunidades, foi avaliado considerando as queixas e sintomas apresentados, sendo aplicada condutas, conforme avaliação médica e quadro clínico do paciente. A liberação do paciente ocorreu mediante estabilidade de sinais vitais e avaliação médica/enfermagem. No dia 05 de fevereiro de 2024, o paciente esteve no Pronto Atendimento do HCB, com acompanhante, sendo que decidiram não aguardar atendimento médico.

Em respeito ao sigilo dos dados do paciente, não serão fornecidas outras informações sobre sua condição de saúde. O Hospital de Caridade e Beneficência se solidariza com a dor dos familiares e amigos, manifestando pesar pelo ocorrido e fica a disposição da família”.