Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

HCB faz a primeira captação de órgãos de 2024

HCB: primeira captação de órgãos de 2024 em Cachoeira do Sul aconteceu neste domingo / Foto: Divulgação/HCB

HCB: primeira captação de órgãos de 2024 em Cachoeira do Sul aconteceu neste domingo / Foto: Divulgação/HCB

O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul realizou neste domingo (28) a primeira captação de órgãos de 2024. De acordo com nota divulgada pela instituição, a filha da paciente Tania Nara Figueira Flores, 59 anos, de Cachoeira do Sul, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica.

A captação foi feita por uma equipe composta por dois médicos e uma enfermeira da Organização de Procura de Órgãos do Instituto de Cardiologia (OPO 7), de Porto Alegre, especializada na retirada de órgãos abdominais. Nesse trabalho, foram captados os dois rins da paciente.

HCB ORIENTA SOBRE COMO SE DECLARAR DOADOR DE ÓRGÃOS

Esta é primeira captação realizada pelo hospital em 2024, totalizando 45 captações desde 2002. Lembrando que, desde 2023, quem quiser ser doador de órgãos pode assinar uma escritura pública declaratória. Para isso, basta se dirigir ao tabelionato de notas de sua preferência com documento de identidade.

Todo ano, a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HCB realiza campanhas de conscientização para a importância da doação de órgãos, mas é em setembro, no dia 27, quando é comemorado do Dia Nacional da Doação de Órgãos, que a equipe da comissão realiza atividades no hospital e para a comunidade. “Salientamos a importância de deixar os familiares cientes do desejo de doação”, ressalta a enfermeira Vanessa Moura, coordenadora da CIHDOTT.

Em setembro, o HCB realizará a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades para este ano.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA DE SAÚDE

Sair da versão mobile