Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

HCB deverá assumir hospital de Sobradinho

Morschel, Tatsch e Brito: reunião em Sobradinho marcou tratativas da transição de comando do hospital da cidade para o HCB em conjunto com o governo do Estado / Foto: Divulgação

Morschel, Tatsch e Brito: reunião em Sobradinho marcou tratativas da transição de comando do hospital da cidade para o HCB em conjunto com o governo do Estado / Foto: Divulgação

O Hospital São João Evangelista, de Sobradinho, passará em breve a ser administrado pelo Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul. A medida, tomada em caráter emergencial, envolverá o governo do Estado. A proposta foi apresentada em encontro na última quarta-feira (16), em Sobradinho, entre o atual prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, o prefeito eleito, Maninho Trevisan, e o deputado estadual Claudio Tatsch (PL), que organizou o encontro.

Tatsch, em entrevista à Rádio Sobradinho na quinta-feira (17), destacou que acompanha há tempos a situação financeira crítica do hospital e que aguardou o término das eleições para iniciar as negociações. O deputado ressaltou sua proximidade com o HCB, instituição que foi convidada a participar das tratativas devido à sua experiência na área.

Segundo ele, apenas os recursos municipais não são suficientes para reverter o quadro financeiro do Evangelista, cuja dívida já supera os R$ 11 milhões. Diante disso, propôs que a administração da unidade seja transferida para o Estado, com o HCB assumindo uma gestão de transição.

HCB NÃO QUER ASSUMIR PASSIVO

Luciano Morschel, superintendente do HCB, reforçou a parceria com Sobradinho, mas esclareceu que a instituição não assumiria a responsabilidade pelos passivos do hospital. Ele explicou que o objetivo do HCB é atuar como gestor temporário, desde que haja um acordo com o governo estadual, garantindo o aporte financeiro necessário para reorganizar os serviços oferecidos. Morschel destacou a importância de reativar atendimentos de média complexidade, como cirurgias eletivas e partos, no hospital de Sobradinho. O Hospital São João Evangelista tem 50 leitos e 40 funcionários.

O futuro da instituição será discutido em uma reunião com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, nesta segunda-feira (21), na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul. A expectativa é que o governo do Estado avalie a viabilidade de assumir a administração do hospital, contando com o apoio do HCB durante o processo de transição.

Ainda durante a entrevista, Claudio Tatsch lamentou a perda de protagonismo de Sobradinho na área da saúde, mencionando que muitos pacientes da cidade precisam buscar atendimento em municípios vizinhos, como Cachoeira do Sul e Candelária. O deputado também mencionou o apoio de seu colega, Adolfo Brito (PP), atual presidente da Assembleia Legislativa do RS, que esteve presente na reunião, e lembrou que já tentou destinar emendas parlamentares para o hospital, sem sucesso na gestão anterior.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL

 

Sair da versão mobile