O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), de Cachoeira do Sul, realizará todo este mês de maio uma campanha voltada para a higienização das mãos. A atividade estará a cargo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
O objetivo é adotar medidas de segurança, pois a higienização das mãos é uma das principais estratégias para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde com orientações aos médicos, equipe assistencial, auxiliares e demais colaboradores.
As atividades nesta sexta-feira (10) com a palestra do enfermeiro Emanoel Severo, coordenador de Educação Permanente na Gerência da Qualidade do Hospital Santa Cruz (Curitiba/PR), sobre o tema Eu Me Comprometo a Lavar Minhas Mãos. O local será o auditório do Sicredi e a palestra será direcionada a todos os colaboradores do HCB. Além deste encontro, a equipe do SCIH realizará blitz de conscientização em todas as unidades do hospital e também com os pacientes e acompanhantes.
ATENÇÃO
O termo higienização das mãos engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos. Esse tipo de serviço de saúde tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de micro-organismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde. Vale lembrar que, em hospitais, unidades de saúde ou clínicas, o manejo das pessoas que sofrem com infecções é constante e, consequentemente, os cuidados devem ser dobrados.
IMPORTANTE
Uma maneira prática e eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é utilizar a preparação alcoólica para as mãos. A concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos a ser utilizada em serviços de saúde deve cumprir com o estabelecido na RDC 42/2010, ou seja, entre 60% e 80% no caso de preparações sob a forma líquida, e concentração final mínima de 70% no caso de preparações sob as formas gel, espuma e outras.
Contato com a pele
Quanto ao tempo de contato com a pele das mãos, recomenda-se que a higienização das mãos com preparações alcoólicas nos serviços de saúde seja feita por 20 a 30 segundos, friccionando-se as mãos em todas as suas superfícies, incluindo os punhos.