O Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), de Cachoeira do Sul lançou na manhã desta sexta-feira (12) um projeto que tem por objetivo proporcionar mais qualidade dos serviços e segurança em suas atividades. Trata-se da Acreditação Hospitalar reconhecida pelas instituições mundiais de saúde o que moderniza o dia a dia do HCB devido à extensão e crescimento da casa de saúde, que é referência em toda a Região Central.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões previamente definidos, promover e garantir a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. É realizada de forma voluntária e, como ferramenta de gestão, contribui para a melhoria do desempenho das unidades hospitalares, identificando pontos operacionais a serem aperfeiçoados, promovendo cooperação interna e mantendo conformidades.
A metodologia aplicada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de cem países. Este é o maior reconhecimento que uma instituição de saúde pode receber, visto que o processo de conquista da Acreditação resulta em mais qualidade, segurança e humanização no atendimento e cuidado com o paciente.
ATENÇÃO
O processo de Acreditação percorre 3 níveis, em ordem crescente:
Nível 1 – Segurança do Paciente
Nível 2 – Processo de Organização
Nível 3 – Prática de Gestão de Qualidade
Neste projeto, o HCB é assessorado pela empresa EJRos Brasil e será avaliado em nível 1. De acordo com o superintendente, Luciano Morschel, as dificuldades da área hospitalar exigem um nível cada vez maior de eficiência e resultados. “A metodologia de Acreditação ONA já mostra excelentes resultados em instituições acreditadas e estará ao alcance do hospital para benefício da comunidade”, afirmou, acrescentando que este processo elevará o nível de qualidade e segurança no HCB.
Num primeiro momento o HCB reformulou seus processos internos. A partir de agora os clientes, familiares e acompanhantes poderão verificar in loco estas mudanças. “O controle de fluxo (circulação de pessoas pelas dependências do hospital), por exemplo, está sofrendo alterações significativas, quanto a exigência do uso de crachá por todos os colaboradores, médicos e terceiros. Em breve, a comunidade observará mudanças para os visitantes, como a identificação com etiquetas coloridas para acesso a áreas consideradas críticas, como: centro cirúrgico, maternidade, pediatria, UTI’s e PA”, ressaltou o superintendente.
IMPORTANTE
Desde março deste ano, o hospital instituiu uma série de treinamentos para todos os colaboradores e para a equipe médica. Ao todo, serão cinco encontros e o objetivo é atingir cerca de 90% dos 820 funcionários. A ideia é que todos estejam aptos a difundir junto aos pacientes a cultura da segurança do paciente e a excelência no atendimento assistencial.