18.9 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 25 fevereiro, 2021 - 08:14
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Hackers invadem sistema da Prefeitura. Pagamento dos servidores está ameaçado

O sistema de computação da Prefeitura de Cachoeira do Sul foi invadido por hackers o que pode inviabilizar o pagamento da folha dos servidores, que estava previsto para esta quarta-feira (31). Além disso, exigem resgate com pagamento em moeda virtual com mensagens em inglês. A invasão gerou o registro de uma ocorrência policial na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que já comunicou ao setor especializado da Polícia, em Porto Alegre.

A secretária da Fazenda, Viviane Dias, disse em entrevista no programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango FM, que a Prefeitura corre contra o tempo na questão da folha de pagamento. Uma equipe da Fazenda irá à empresa Dueto, em Santa Maria, para tentar recuperar informações e repassá-las ao sistema bancário. “A ideia é manter o pagamento nesta quarta-feira, mas tudo depende da recuperação dos dados”, salientou a secretária, acrescentando que ainda o sistema bancária precisa processar as informações.

Com o sistema afetado, pagamentos de contribuintes, por exemplo, também estão inviabilizados. Estão sem liberação notas fiscais eletrônicas, emissão de certidões negativas e guias para quitação de tributos. “Estimamos que esta situação dure até três dias, porque necessitamos recuperar e atualizar o backup da Prefeitura”, revelou a secretária.

 

Prefeitura corre contra o tempo para tentar recuperar dados. Foto: EBC

ATENÇÃO

O pagamento dos inativos aconteceu nesta terça-feira, conforme a secretária. “O que preocupa é que o temos que fazer a partir de agora e como vamos nos prevenir”, observou.

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região