Gurias Gremistas vencem Nacional do Uruguai em amistoso preparatório

Por
Gurias Gremistas vencem Nacional do Uruguai em amistoso preparatório
GRÊMIO
8 de setembro de 2023 - Grêmio

As Gurias Gremistas entraram em campo na noite desta quinta-feira, em San José de Mayo, no Uruguai, para um histórico amistoso após 25 anos com a equipe do Nacional-URU e venceram pelo placar de 3 a 1. O confronto no Estádio Casto Martínez Laguarda, 79km da capital Montevidéu, serviu de preparação para a equipe feminina do Grêmio, visando os próximos desafios do segundo semestre. Cássia, Dani Barão e Pyetra marcaram os gols da nossa vitória.

Com um jogo bem estudado desde os primeiros minutos, as Gurias Gremistas mostraram melhor entrosamento e partiram para o ataque com boas jogadas pelos lados, optando por abrir a marcação adversária. Paola apareceu pelo lado direito logo aos sete minutos e cruzou para Raquel Fernandes, que quase inaugurou o marcador para o Grêmio.

A pressão gremista seguiu pelos minutos seguintes. Karla chegou perto de marcar um gol olímpico aos 13 minutos. Na cobrança de perna direita, a bola foi tirada sobre a linha pela goleira do Nacional, que espalmou na trave e precisou de um milagre para não sofrer o gol.

Dois minutos depois, Caty aproveitou espaço pelo meio e chutou forte para outra boa defesa da goleira do Nacional que mais uma vez contou com a trave após espalmar a bola para escanteio.

Muita pressão e o gol das Gurias era questão de tempo. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Karla colocou na cabeça de Cássia, que mesmo sob forte marcação, subiu e abriu o marcador aos 34 minutos de jogo.

Chegando aos 40 minutos, o Nacional acabou empatando o confronto em bola parada.

Com uma chuva que durou todo o primeiro tempo, o Grêmio mostrou mais ocupação de espaço, tomando as melhores decisões. A goleira do Nacional e a trave foram as salvadoras da equipe mandante.

Na volta para o segundo tempo, o técnico gremista Tchelo efetuou duas alterações no ataque a na lateral com as entradas de Dani Barão e Lais Giacomel para as saídas de Caty e Paula.

Durante os primeiros movimentos da segunda etapa, as duas equipes se estudaram demais, evitando arriscar jogadas mais verticais. O Grêmio acabou tomando a iniciativa e ampliou o marcador aos 15 minutos, Dani Barão recebeu na entrada da área, passou pela marcadora e chutou na saída da goleira com muita tranquilidade para deixar o marcador em 2 a 1 para o Grêmio.

Logo depois aos 17 minutos, o técnico das Gurias Gremistas efetuou mais três trocas com as saídas de Cássia, Shashá e a goleira Vivi Holzel para as entradas de Rafa Levis, Pyetra e Iasmim Paixão.

Com 29 minutos, outras trocas promovidas pelo técnico Tchelo com as entradas de Tuani e Lari Sanches nas vagas de Raissa Bahia e Jessica Peña.

Com as alterações nos times, o sistema de jogo se alterou, com o Nacional abrindo um pouco pelos lados e buscando o cruzamento, mas parando na defensiva gremista. Com isso, os espaços no campo acabaram aparecendo e o Grêmio aproveitou para ampliar aos 40 minutos com Pyetra, que entrou na área e tocou na saída da goleira para ver a bola entrar no cantinho e fazer o terceiro do Tricolor e encerrar o amistoso no Uruguai.

O confronto amistoso serviu como um dos primeiros desafios preparatórios buscando a melhor condição da equipe no segundo semestre. Foi a primeira partida sob o comando o técnico Tchelo após assumir o time feminino do Tricolor.

Este encontro foi resultado de uma iniciativa de Grêmio e Nacional-URU, pensando em melhor aproveitamento do calendário de futebol feminino e visando a preparação para as competições de ambas as equipes na temporada.

Com o jogo deste sete de setembro, Grêmio e Nacional já se enfrentaram quatro vezes. Em junho e agosto de 1998, em partidas disputadas em Montevidéu e Porto Alegre, assim como em 17 de junho de 2001, na campanha do título da Copa Mercosul de Futebol Feminino, programação que integrou o calendário da tradicional FENADOCE de Pelotas.

Escalação: Vivi Holzel (Iasmim Paixão), Paola (Laís Giacomel), Mónica Ramos, Pati Maldaner e Raíssa Bahia (Tuani); Jessica Peña (Lari Sanches), Karla Alves e Cássia (Rafa Levis); Shashá (Pyetra), Caty (Dani Barão) e Raquel Fernandes.
Técnico: Tchelo