Gurias Gremistas finalizam Pré-Temporada 2023

Por
Gurias Gremistas finalizam Pré-Temporada 2023
GRÊMIO
17 de fevereiro de 2023 - lg-noticias-gurias-gremistas-finalizam-pra--temporada-2023a--35018

Crédito: Morgana Schuh

Com a estreia no Brasileiro prevista para o próximo dia 25, diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte, as Gurias Gremistas encerraram as atividades da Pré-Temporada planejadas pela comissão técnica, na tarde desta sexta-feira. Foram cinco semanas de treinos intensos, buscando aperfeiçoar principalmente a parte física de cada atleta e também prepará-las para as competições do ano.

Desde o dia 12 de janeiro, quando o grupo se reapresentou, um planejamento cuidadoso foi elaborado para o plantel. Os primeiros dias foram dedicados a avaliações, testes e exames cardiológicos, além dos exames de sono e isocinéticos, ambos organizados pelo Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Clube, junto ao Departamento de Futebol Feminino.

Segundo a médica das Gurias Gremistas, Dra. Juliana Pedroso, o planejamento inicial com estas avaliações foi de grande importância para o início da preparação do elenco. “Estas avaliações tem o objetivo de identificar déficits coletivos e individuais, para desta forma, podermos intervir e corrigir o que é necessário, prevenindo lesões e eventos adversos ao longo da temporada. Além das avaliações clínicas/cardiológicas, funcionais e físicas, realizamos a do sono, pois este é um aspecto extremamente importante para uma boa performance atlética e está intimamente relacionado à recuperação, após sessões de treinamento. Com dados detalhados, podemos agir para corrigir distúrbios e melhorar a qualidade do sono de cada jogadora”.

Paralelo a parte médica, a equipe de preparação física organizou um planejamento de treinos, visando aprimorar o condicionamento de cada atleta. As primeiras semanas foram completamente dedicadas às atividades físicas, sob a supervisão do preparador Samir Chedid. De acordo com o profissional, com os dados obtidos nas avaliações realizadas, a equipe priorizou, no primeiro momento, trabalhos iguais para todo o grupo. “A partir da reavaliação, passamos a ter uma abordagem mais individualizada, dentro da necessidade de cada jogadora. Devido ao período longo até a estreia, o objetivo foi deixar o grupo o mais homogêneo e com condições de sustentar os jogos no maior tempo possível, em alta intensidade. Todas estão respondendo e evoluindo muito bem com as atividades proposta pela comissão nesse início de temporada”, explicou.

Trabalhos técnicos e táticos foram incorporados à rotina a partir da segunda semana de treinos, quando o técnico Felipe Endres iniciou as orientações em campo, com o intuito de melhor conhecer cada atleta, suas características e fundamentos.

Nas últimas semanas – reta final da Pré-Temporada – as partes técnicas e táticas foram conduzidas minuciosamente, com destaque a treinamentos de organização defensiva e ofensiva, cobertura, pressão na bola e posicionamento. Além disso, o grupo assistiu a vídeos para melhor compreensão das orientações. “Eu gostei bastante da nossa Pré-Temporada. Gosto muito da maneira com que as atletas tem se dedicado e pela entrega de cada uma. Durante esse primeiro mês, busquei conhecê-las, como é o dia a dia de cada uma, postura em campo e entender a categoria. Inicialmente, introduzi algumas ideias de modelo de jogo e nesse primeiro momento, tive o intuito de trabalhar comportamentos defensivos. Estou gostando bastante do nosso desempenho e espero que a gente consiga ter sucesso na competição, jogar bem e evoluir taticamente, dando resultados dentro de campo e também fora, como em projeção de atletas”, comentou Endres.

No Departamento de Ciência, Saúde e Performance, seguem a meia Pri Back e a atacante Gabizinha, em reabilitação da cirurgia de LCA. A meio-campista já está em transição para o campo, realizando algumas atividades com o grupo, seguindo o planejamento protocolar da área médica. A atacante Dani Barão está em transição para campo, na reta final do tratamento de um estiramento no anterior da coxa esquerda. A goleira Tainá trata um estiramento de anterior da coxa direita e a lateral Thaiane trata uma síndrome de impacto acetábulo femoral e pubalgia.

Convocada para a Seleção Brasileira, a goleira Lorena se ausenta dos treinamentos do Tricolor até o final de sua convocação, assim como a zagueira Mónica, que está com a Colombiana.

O grupo retorna aos trabalhos na segunda-feira, inciando a partir de agora a preparação para o período competitivo, visando a estreia diante do Cruzeiro, no final do mês.