11.7 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 22 setembro, 2020 - 11:00
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Grupos de Mulheres realizam ações sociais durante pandemia em Novo Cabrais

Crédito: Ass. Com.

Os grupos de mulheres, trabalhadoras rurais, feirantes e artesãs de Novo Cabrais seguem envolvidos com as ações sociais. Agora, em tempos de pandemia, não poderia ser diferente. Algumas integrantes dos grupos que têm habilidades manuais para costurar confeccionaram de forma voluntária 1 mil máscaras de tecido e TNT. A atividade foi coordenada pela extensionista da Emater de Novo Cabrais, Flávia Borstmann, que mobilizou as mulheres e realizou a entrega dos materiais como linha, elástico e tecido, os quais foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Também receberam orientações da enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Ana Paula Bordignon, sobre higiene e cuidados para confecção e usos de máscaras.

As máscaras confeccionadas são fornecidas de forma gratuita à população. Se alguém necessitar pode solicitar no CRAS, Emater, Secretaria Municipal de Saúde ou Feira da Agricultura Familiar.

Crédito: Ass. Com.

Outra atividade desenvolvida pelos grupos foi a produção de sabão reutilizando gordura saturada. Além de ser uma ação educativa e preservar o meio ambiente aproveitando a gordura que seria descartada, o sabão também é distribuído à população durante a Feira da Agricultura Familiar junto com a receita para que mais pessoas possam produzir o seu próprio sabão.

Um dos grupos também realizou uma campanha em benefício ao Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, pois a casa de saúde atende a população cabraisense. Foi realizada a arrecadação de donativos como alimentos e produtos de limpeza.

Por causa da pandemia, as atividades mensais dos grupos como reuniões, cursos e eventos, foram suspensas. Entretanto, as integrantes dos grupos e famílias continuam recebendo assessoramento da Emater através de aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz. O Programa Sociassistencial, por exemplo, que objetiva a segurança e soberania alimentar das famílias, está sendo desenvolvido de forma remota. Semanalmente, as famílias recebem vídeos e informativos sobre solos, produção de base ecológica, práticas alternativas para controle de pragas e doenças, aproveitamento da produção de frutas, hortaliças e plantas bioativas na alimentação. Posteriormente, os técnicos respondem questionamentos e dúvidas dos participantes.

Advertisement