No começo da tarde desta segunda-feira, deputados foram recebidos no Tribunal de Justiça pelo desembargador Giovanni Conti para tratar de uma demanda solicitada pela comunidade sobre a elevação da comarca de Cachoeira do Sul à entrância final. Os parlamentares Airton Lima (Podemos), Cláudio Tatsch (PL), Edivilson Brum (MDB) e Kelly Moraes (PL) entregaram um documento em nome da Assembleia Legislativa, solicitando o encaminhamento. O objetivo é garantir maior agilidade aos julgamentos e manter os magistrados por mais tempo nas comarcas.
Cachoeira do Sul foi a quinta comarca fundada no estado e hoje ficou para trás em relação às cidades de Santa Maria e Santa Cruz do Sul, já aprovadas para entrância final. Conforme explicado pelo desembargador, o impacto financeiro desta mudança é praticamente inexistente, mas a aprovação de novos municípios para entrância final deve acompanhar a elevação de outras comarcas de entrância inicial para intermediária.
O estudo da corregedoria deve levar cerca de dois meses, sendo encaminhado em agosto para comissão do COJE. Segundo o desembargador, a expectativa é de que ainda em outubro, a proposta de elevação da comarca seja encaminhada para Assembleia Legislativa.